II Simpósio de Farmácia é sucesso de participação

Com um número expressivo de participantes, o II Simpósio de Farmácia Clínica e Prescrição Farmacêutica de Sergipe, promovido pela Sociedade Brasileira de Farmacêuticos e Farmácias Comunitárias (SBFFC/SE), com o apoio do Conselho Federal de Farmácia (CFF) e do Conselho Regional de Farmácia de Sergipe (CRF-SE), foi realizado nos dias 5, 6 e 7 de maio, no Radisson Hotel, em Aracaju (SE). Estudantes e profissionais de todo o país participaram de oficinas práticas e palestras com os mais variados temas relacionados a atividade farmacêutica.

No dia 5 de maio ocorreu a cerimônia de abertura do Simpósio que contou com a participação do presidente do CFF, Walter Jorge João, da presidente da SBFFC, Carmen Íris Tolentino, da presidente da SBFFC/SE e conselheira federal de Sergipe, Vanilda Aguiar, da presidente do CRF/SE, Rosa de Lourdes Faria Mariz, do reitor da Universidade Federal de Sergipe, Ângelo Antoniolli e do presidente da Fundação Brasileira de Ciências Farmacêuticas, Carlos André Sena na composição da mesa.

Em seu pronunciamento durante a solenidade de abertura, o presidente do CFF parabenizou os organizadores pela relevante programação, elogiando os temas abordados já no primeiro dia: “Com o II Simpósio e o I Ciclo de Oficinas, os farmacêuticos integram-se, ainda mais, ao importante momento voltado às atribuições clínicas e à prescrição farmacêutica que vem acontecendo em todo o país. Sem dúvida, o movimento clínico aponta para um futuro promissor para todos nós farmacêuticos e para toda a sociedade”.

O Presidente do CFF afirmou ainda que o momento que a profissão farmacêutica vive é promissora. “As atribuições clínicas e a prescrição farmacêutica no Brasil é, sem dúvida alguma, promissora não só para nós profissionais, mas para a população como um todo, de tal maneira que foi muito significativa a realização desse simpósio abordado esse tema da farmácia clínica e da prescrição farmacêutica”, destacou.

Walter Jorge João aproveitou a oportunidade para congratular os farmacêuticos pelo engajamento ao novo momento profissional, destacando a importância de se ter pleno domínio sobre as Resoluções/CFF 585/13 e 586/13 que tratam, respectivamente, das atribuições clínicas do farmacêutico e da prescrição farmacêutica.

Ainda, durante a cerimônia, houve a sessão solene de entrega da chave referente à doação do imóvel onde funcionam as instalações do CRF/SE e que pertencia ao Conselho Federal de Farmácia.

O coordenador da Comissão de Farmácia Hospitalar do CFF, e também conselheiro Federal pelo Rio Grande do Sul, Josué Schostack, encerrou a solenidade com a entrega, aos farmacêuticos sergipanos, dos certificados de conclusão do Curso de Capacitação em Farmácia Hospitalar.

Já na sexta-feira, além das oficinas práticas, aconteceu, pela manhã, a assembleia da Sociedade Brasileira de Farmacêuticos e Farmácias Comunitárias (SBFFC) e, na ocasião, foi eleito o seu vice-presidente, o farmacêutico Salomão Kahwage.

Avaliação

A presidente da Sociedade Brasileira de Farmacêuticos e Farmácias Comunitárias em Sergipe, Vanilda Aguiar, agradeceu a presença de todos os participantes e comemorou a participação massiva no Simpósio. “Foi um evento ímpar, contou com uma organização bastante dedicada e que há vários meses preparava com todo o carinho esse Simpósio. Todas as expectativas foram superadas e o evento foi um sucesso de participação e de aplicação de conteúdo prático”, ressaltou Vanilda.

De acordo com a presidente da SBFFC/SE, o evento trouxe uma temática importante, o que chamou a atenção de profissionais e estudantes, além disso, as oficinas práticas complementaram a teoria aplicada na palestras. “As oficinas foram bastante elogiadas, tendo em vista que a aplicação prática dos conteúdos é uma importante ferramenta de aprendizado para o participantes”, concluiu.

O Conselho Regional de Farmácia de Sergipe contribuiu de forma significativa para a realização da segunda edição do Simpósio e para a presidente do Órgão, Rosa de Lourdes Faria Mariz, o evento já se tornou referência nacional de organização e participação. “A participação dos estudantes e profissionais foi bastante elogiada pelos professores e palestrantes, não há o que questionar com relação a isso, tendo em vista que cerca de 400 pessoas estiveram presentes no Simpósio. Sendo assim, Sergipe está se tornando referência nacional com relação a organização de eventos farmacêuticos. Estamos eufóricos com o resultado de um trabalho que vem sendo preparado há meses”, comentou Rosa Mariz.