Ética na farmácia foi tema do último módulo do Curso de Capacitação em Farmácia Hospitalar

Durante alguns meses, farmacêuticos acompanharam atentos aos módulos do curso de capacitação em Farmácia Hospitalar realizada pelo Conselho Regional de Farmácia de Sergipe, em parceria com o Conselho Federal de Farmácia. Os módulos proporcionaram aos profissionais a ampliação dos conhecimentos acerca da área e a troca de experiência entre os farmacêuticos.

Gestão de tecnologias em saúde, manipulação e fracionamento de medicamentos, gestão da qualidade e riscos em saúde, atividades clinicas, gestão de pessoas, legislação e ética na farmácia hospitalar estiveram entre os temas ministrados por renomados professores de todo o país.

No último módulo, a professora Teófila Margarida Monteiro Silva expôs sobre a ética e aprofundou os conhecimentos dos farmacêuticos na legislação especifica da farmácia hospitalar. Para ela é de extrema importância a capacitação do profissional de farmácia, tendo em vista a concorrência do mercado de trabalho.

“A cada dia o farmacêutico vem sendo mais cobrado em relação às suas atribuições no cuidado com o paciente. Nada mais justo que trabalhar a capacitação dele dentro do hospital, que é onde o paciente está internado, fazendo uso direto de medicamentos, aonde sofre as maiores interações medicamentosas, aonde ele corre os maiores riscos de intoxicação por medicamentos e este treinamento não foi somente um treinamento clinico, foi um treinamento logístico, um treinamento estratégico, um treinamento de segurança. A atualização do farmacêutico na área hospitalar tem que ser diária, tem que ser constante”, ressaltou Teófila.

A presidente do CRF/SE, Rosa de Lourdes Faria Mariz, agradeceu aos farmacêuticos pela participação na capacitação e destacou a preocupação do Conselho na preparação do profissional para uma boa atuação nas mais de 70 áreas da farmácia. “A qualificação profissional é de fundamental importância no mercado de trabalho. É preciso que os profissionais estejam atualizados e capacitados para atender da melhor forma os pacientes. A farmácia hospitalar é uma área que está em constante atualização e os farmacêuticos devem estar acompanhando esta atualização. Finalizamos esta capacitação com a certeza de que novos cursos serão realizados em 2016”, adiantou Rosa.