Coordenadora da Funesa fala sobre os serviços farmacêuticos implantados no SUS em Sergipe


Os Serviços Farmacêuticos previamente preconizados nas Diretrizes do Programa Farmácia Popular do Brasil para assegurar o maior entendimento do novo paradigma focado no cuidado ao paciente. Assim, a FUNESA, Secretaria de Estado da Saúde de Sergipe consolidaram os serviços demonstrando avanços relevantes na formação/capacitação dos farmacêuticos e de toda a equipe, com ênfase na promoção da saúde, uso correto de medicamentos e melhora na qualidade de vida dos pacientes.

 

Hoje é possível acompanhar o crescimento e abrangência da qualificação dos serviços farmacêuticos. A partir da documentação da dispensação, detectou-se que :

 

  • > 96% dos pacientes não entendem corretamente sobre os medicamentos em uso;
  • > 85% dos pacientes não tomam os medicamentos corretamente;
  • > 62% não compreendem bem os problemas de saúde.

 

Em 100% dos atendimentos são abordados uso correto de medicamentos, educação em saúde, conduta no caso de esquecimento, armazenamento.
Os pacientes encaminhados para a Revisão da Farmacoterapia e da Atenção Farmacêutica, conseguem otimizar os resultados terapêuticos e pode-se observar que problemas farmacoterapêuticos estão relacionados a questões comportamentais evitáveis, como carência de informação, não adesão ao tratamento, monitorização inadequada dos parâmetros clínicos.


O programa foi criado para garantir que quem compra medicamento o compre melhor, sem interrupção no tratamento por falta de dinheiro e, assim, contribui para reduzir o impacto no orçamento familiar causado pela compra de medicamentos e, também, busca diminuir os gastos do SUS com as internações que são provocadas pelo abandono do tratamento.


Os medicamentos que fazem parte do elenco são considerados como essenciais na prática clínica da atenção básica, ou seja, capazes de atender as doenças e agravos de maior prevalência e impacto social como hipertensão, diabetes, úlcera gástrica, depressão, asma, infecções e verminoses. Os medicamentos são adquiridos pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), responsável pelo abastecimento das unidades.
As unidades do programa Farmácia Popular do Brasil (PFPB) funcionam durante sete dias por semana, em todo o país. De Segunda a sexta-feira das 8 às 18 horas ininterruptamente e sábado das 8 às 12 horas - salvo feriados nacionais, estaduais e municipais, seguindo o calendário público decretado.


O farmacêutico assume um papel importante no processo de prevenção e solução de problemas relacionados a medicamentos contribuindo para promoção do uso racional de medicamento. A Política Estadual de Assistência Farmacêutica (2010) afirma que os Serviços Farmacêuticos devem contribuir para a efetividade, segurança e custo-benefício dos usuários que fazem uso de farmacoterapia no Estado, nos Municípios e Redes assistenciais.


Dessa forma, os Novos Serviços farmacêuticos que prestamos , centrados no paciente, surgem para melhorar a qualidade do processo de utilização de medicamentos beneficiando o paciente e os serviços de saúde e o medicamento passa a ser um instrumento para se alcançar um resultado preventivo ou curativo.


Serviços farmacêutico que é o nosso diferencial.


Eulalia Lins Victor
Coordenação