Judicialização da saúde é tema da "Entrevista Farmacêutica" desta quarta, 21

Farmacêuticos estão atuando no Judiciário, subsidiando tribunais com informações técnicas e científicas sobre medicamentos nos casos denominados de judicialização da saúde, processo pelo qual o Governo fica obrigado a fornecer medicamentos, insumos, equipamentos e cirurgias a pacientes, por meio de decisões judiciais.

A judicialização da saúde e a atuação de farmacêuticos na Justiça são o tema da “Entrevista Farmacêutica” que vai ao ar, nesta quarta-feira (21.10.15), com início às 15h30, pela "Rádio Nacional da Amazônia" (Ondas Curtas 11.780 KHz e 6.180KHz), emissora da EBC (Empresa Brasil de Comunicação). Esta entrevista, com nova edição, será transmitida, também, por uma rede formada por 900 emissoras de rádio localizadas, em todo o País, e liderada pela “Agência Radio Web”.

A entrevistada é a farmacêutica DRA. ROSSANA SANTOS FREITAS SPIGUEL, parecerista do Núcleo de Apoio Técnico ao Judiciário do Tribunal de Justiça do Acre. Graduada em Farmácia pela Universidade de Cuiabá, em 1997, especializou-se em Vigilância Sanitária e Epidemiológica pela Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp) e em Farmácia Hospitalar pela Universidade de Brasília (UnB). É mestranda em Administração de Serviços de Saúde pela Escola Superior de Justiça de Minas Gerais e Universidade de Ciências Empresariales y Sociales, de Buenos Aires, na Argentina. Idealizou o projeto de inserção da central de dispensação de medicamentos excepcionais na Secretaria de Saúde do Acre e coordena o Departamento de Assistência Farmacêutica do Estado. DRA. ROSSANA SPIGUEL é, também, Conselheira Federal de Farmácia pelo Acre.

A “Entrevista Farmacêutica” é um esforço conjunto do CFF e da "Rádio Nacional da Amazônia", com vistas a levar à população informações em saúde com um sentido de utilidade pública. É idealizada e produzida pelo jornalista Aloísio Brandão, assessor de imprensa do CFF, e apresentada pela jornalista Artemisa Azevedo, da EBC.

CLIQUE AQUI E OUÇA A “ENTREVISTA FARMACÊUTICA” AO VIVO. Ao abrir a página da EBC, clique em “ouvir”.

Para ter acesso às entrevistas gravadas, entre na página do CFF e acesse o link para a“Entrevista Farmacêutica”.