Gestão de Tecnologias em Saúde foi tema do primeiro módulo do curso de Farmácia Hospitalar

Diversos farmacêuticos estiveram presentes em busca de qualificação profissional

O mercado de trabalho está se tornando mais restrito a cada dia. As vagas estão mais escassas e a procura por emprego está aumentando em decorrência da quantidade de profissionais que se formam ano após ano. Para a escolha de um profissional, a qualificação pode ser um diferencial. Objetivando oportunizar farmacêuticos no acesso a qualificação profissional, o Conselho Regional de Farmácia de Sergipe, angariou junto ao Conselho Federal de Farmácia o Curso de Capacitação em Farmácia Hospitalar, exclusivo e gratuito para profissionais da área.

A capacitação que consiste em seis módulos, a serem aplicados quinzenalmente. Cada módulo possui 12 horas de aulas, divido em quatro horas nas sextas-feiras à noite e oito horas aos sábados. No dia 2 de outubro, o primeiro módulo foi iniciado com a presença do professor e farmacêutico, Eugênio Paceli, que tratou sobre a Gestão de Tecnologias em Saúde.

Segundo Eugênio, o módulo trouxe abordagens sobre “a parte que envolve a farmácia hospitalar, que envolve a parte de suprimento, planejamento, seleção de fármacos, edição armazenamento, tecnologias antigas, práticas antigas e novas que estão surgindo no mercado e ampliam o desenvolvimento e a cultura de serviço na área da saúde”.

O curso seguirá até dezembro, tratando dos mais variado temas da área hospitalar, o que para o farmacêutico, Jean Araújo é de fundamental importância tendo em vista o restrito mercado de trabalho. “Hoje em dia, cada vez mais o farmacêutico tem que ter especializações na área em que atua e como são mais de setenta na farmácia, é importante que se tenha um curso também na área hospitalar. Esse curso, com certeza, pode ser um diferencial para o farmacêutico”, afirmou.

Confira abaixo a programação dos próximos módulos do curso:

16 e 17/10 - Manipulação e fracionamento de medicamentos (Iara Maria Aydos)

30 e 31/10 - Gestão da qualidade e de riscos em saúde (Marinei Campos)

06 e 07/11 - Atividades Clínicas (Mário Jorge Sobreira)

20 e 21/11 - Gestão de pessoas, lideranças e relacionamentos interpessoal; funcionamento e participação nas comissões (Marcelo Ribeiro)

22 e 23/12 - Introdução à farmácia hospitalar, legislação específica, politicas de saúde e ética, bioética e ética na pesquisa (Josué Schostack)