Diretrizes curriculares do curso de farmácia são discutidas em Sergipe

Farmacêuticos, coordenadores de cursos de farmácia, professores e estudantes estiveram presentes no II Fórum de Educação Farmacêutica realizado pelo Conselho Regional de Farmácia de Sergipe, nos dia 26 de setembro, em Aracaju. Com o objetivo de tratar assuntos relacionados às diretrizes curriculares do curso de Farmácia, o encontro registrou de forma dinâmica apontamentos e sugestões dos participantes.

Para mediar ás discussões no Fórum, o representante da Comissão de Ensino do Conselho Federal de Farmácia, Rui Reys, marcou presença no encontro. No primeiro momento, foi sugerida a apresentação dos participantes e, em seguida, foi exposto o consolidado das propostas das Diretrizes Curriculares do Curso de Farmácia.

Após a leitura, dois grupos foram formados para a discussão de todo o documento. Com presença ativa, os estudantes e farmacêuticos não se mostraram acanhados e sugeriram alterações, ampliações, adaptações e exclusões de itens do consolidado.

De acordo com Rui Reys, o evento foi produtivo e teve uma avaliação bastante positiva, tendo em vista a participação de diversos segmentos da área da farmácia. “Ficamos durante todo o dia com as discussões e com certeza estaremos contribuindo bastante para o documento final a ser formulado em Brasília, nos dias 22 e 23 de outubro durante o Fórum Nacional”, registrou Rui.

O presidente da Comissão de Ensino do CRF/SE, Wellington Barros, reiterou as palavras de Rui e confirmou a avaliação positiva do II Fórum de Educação Farmacêutica. “Esse encontro coroou e finalizou aquilo que havíamos iniciado alguns meses atrás, no primeiro fórum estadual, começando a discussão sobre a formação e as novas diretrizes, levando em consideração esse novo contexto legal e profissional do farmacêutico”, destacou.

De acordo com Wellington, o evento proporcionou um dia de discussões que resultaram em uma proposta concisa e coesa de Sergipe.  No geral, através das propostas, foram definidos para a formação do farmacêutico três grandes eixos, o cuidado a saúde, a gestão e a tecnologia e inovação. Além disso, a necessidade de uma formação extremamente prática foi sugerida com destaque pelos participantes.

O documento proposto durante o II Fórum de Educação Farmacêutica segue para as discussões em Brasília, durante o Fórum Nacional, onde estarão presentes representantes e documentos de todos os estados do país. O evento acontecerá nos dias 22 e 23 de outubro em Brasília.