Farmácias privadas disponibilizam medicamentos da Farmácia Popular


Uma ação do Governo Federal disponibiliza medicamentos para doenças como diabetes e hipertensão gratuitos ou com descontos de até 90%. O objetivo do programa é ampliar o acesso aos medicamentos para as doenças mais comuns entre os cidadãos. Em Sergipe, além das Farmácias Populares qualquer pessoa pode adquirir medicamentos gratuitos nas farmácias privadas parceiras do programa.


 A gerente  de uma das farmácias credenciadas ao programa Farmácia Popular em Aracaju, Cintia Bastos,destaca que há uma grande procura . " Além dos remédios, as fraldas geriátricas também estão incluídas no programa", afirma.


De acordo com a farmacêutica Karolina Rezende, os remédios para asma teve um aumento de 30% de procura nas farmácias comerciais. "Os remédios para asma já tinham um desconto, mas após o anúncio da gratuidade a procura aumentou", acrescenta Rezende.


A Farmácia Popular do Brasil localizada na rua Estância, Centro de Aracaju, atende de 50 a 100 pessoas por dia. "A farmácia oferece uma maior variedade de medicamentos gratuitos, outros ainda possuem grandes descontos. A amoxicilina, por exemplo, custa 19 centavos cada comprimido, o que na farmácia comercial ficaria mais caro", destaca a farmacêutica Ana Carolina.


Para a dona de casa Josefa Santos, a Farmácia Popular é uma forma de economizar na compra de medicamentos. "Muita gente utiliza medicamentos diariamente e tem um custo muito alto. Com este benefício podemos comprar com preço reduzido ou levar de graça", comenta.


Alerta


Os remédios mais procurados para hipertensão disponibilizados gratuitamente são: hidroclorotiazida, captopril e losartana . Já os remédios para diabetes mais procurados são: glibenclamina e metformina e a insulina que também pode se adquirida com preço reduzido. Confira a lista completa dos medicamentos no Portal da Saúde.


O Conselho Regional de Farmácia de Sergipe (CRF/SE) alerta para os cuidados com a automedicação. " Estes remédios só são adquiridos com a receita médica, uma forma de evitar a automedicação que pode causar intoxicações", ressalta a presidente do CRF/SE, Rosa de Lourdes Farias Mariz.


Para adquirir os remédios nas redes privadas credenciadas ao programa Farmácia Populares basta apresentar a prescrição médica, particular ou público, identidade e CPF. Já os pacientes impossibilitados de comparecer as farmácias podem adquirir a medicação através de uma procuração.