CRF/SE relembra ano vitorioso para a Farmácia

2014 foi um ano cheio de vitórias para a classe farmacêutica. Tudo o que conseguimos concretizar foram demonstrações de que o empenho e a união da categoria fazem toda a diferença.

Nós do Conselho Regional de Farmácia de Sergipe ficamos com a sensação de que alcançamos nossos desafios e de que podemos conseguir ainda mais com e para a classe.

Gostamos sempre de lembrar que o CRF/SE é a casa do farmacêutico e não mediremos esforços para melhorar a realidade da Farmácia em nosso Estado, seja disponibilizando qualificação profissional aqui mesmo em nossa sede, seja mostrando nossa importância à população de Aracaju, seja lutando por nossos direitos lá em Brasília.

A seguir os principais fatos que marcaram, mês a mês, o vitorioso ano de 2014 para a Farmácia.

JANEIRO

- Dia do Farmacêutico: diretoria do CRF-SE marca presença em Encontro de Farmácia

FEVEREIRO

- Reunião de todos os órgãos de farmácia sela unidade farmacêutica

- CRF-SE e CFF promovem cursos preparatórios para concursos e de educação continuada

- CRF/SE luta por melhorias salariais na categoria em mobilização com outros órgãos de saúde do Estado

MARÇO

- CRF-SE realiza curso de aplicação de injetáveis

- Código de Ética reformulado entra em vigor

ABRIL

- CRF-SE inicia campanha de valorização do profissional farmacêutico

- CRF-SE lança nova logomarca

- Farmacêuticos unem forças em prol da valorização profissional e fazem caminhada pelo centro de Aracaju

- CRF-SE luta pela manutenção das prerrogativas do farmacêutico

- Substitutivo do PL 4385/94, que defende a presença do farmacêutico durante todo o horário de funcionamento das farmácias ganha espaço no Congresso Nacional

MAIO

- CRF-SE apoia campanha nacional do uso racional de medicamentos

- CFF lança mobilização nacional de valorização do farmacêutico

- 2ª edição do projeto Excelência Farmacêutica acontece em Aracaju

- CRF-SE vai a Brasília para lutar pela valorização da classe farmacêutica (PL 4385/94)

JUNHO

- Substitutivo do PL 4385/94, ganhar mais força e tramita na Câmara dos Deputados com aprovação iminente.

JULHO

- Aprovado pela Câmara, o substitutivo do PL 4385/94, que classifica farmácia como estabelecimento de saúde, aguarda aprovação do Senado.

- CRF-SE vai a Brasília pedir o apoio dos senadores sergipanos na votação do Substitutivo da Câmara

- Plenário do Senado aprova o Substitutivo, que passa a depender apenas da assinatura presidencial para virar Lei.

AGOSTO

- Acontece o I Simpósio Sergipano de Farmácia

- Publicada no Diário Oficial da União a Lei nº 13.021/14: farmácia passa a ser estabelecimento de saúde, dependente de assistência farmacêutica.

- Medida Provisória 653/14, por limitar a recente conquista, não satisfaz a categoria farmacêutica, que continua na luta.

- CRF-SE rebate falsas acusações e prova que tem farmacêuticos suficientes para atender a população sergipana.

SETEMBRO

- CRF/SE obtém decisão favorável e volta a fiscalizar farmácias sindicalizadas ao Sicofase

- CRF-SE contribui na campanha que tenta a derrubada da MP 653/14

- Em comemoração ao Dia Internacional do Farmacêutico, CRF-SE promove ação “Farmacêutico na Praça”, prestando serviços de saúde gratuitamente à população no centro de Aracaju.

OUTUBRO

- Sergipe ganha seccional da SBRAFH

- No mês da criança, CRF-SE apoia iniciativas do grupo Farmacêuticos da Alegria

- CRF-SE apoia campanha Outubro Rosa.

- CRF-SE lança campanha de atualização cadastral

NOVEMBRO

- CRF-SE faz parte de intensiva campanha contra a MP 653/14

- Farmacêuticos sergipanos se mobilizam nas redes sociais demonstrando a contrariedade sobre a limitação que a MP causava

DEZEMBRO

- Fechando o ano com chave de ouro, Medida Provisória caducou e farmacêutico passou a ter presença garantida em todas as farmácias e drogarias do país.

Neste ano, colhemos frutos de muito trabalho e dedicação. Dificuldades foram muitas, mas vitórias foram ainda mais. Agradecemos a participação de todos e deixamos o expresso desejo de continuarmos na busca de novos horizontes. E que venha 2015!

Rosa de Lourdes Mariz

Presidente do CRF/SE