Azul é a cor do novembro

CRF/SE apoia campanha de prevenção do câncer de próstata e explica como o farmacêutico pode contribuir

A campanha Novembro Azul dá sequência à mobilização global de conscientização sobre doenças de gênero. Se no mês de outubro, o rosa alertava para o câncer de mama e outras doenças que atingem as mulheres, agora em novembro o azul lembra aos homens a importância da prevenção ao câncer de próstata e outras enfermidades que requerem atenção masculina.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é mais incidente que o câncer de mama, e espera-se que em 2014 apareçam cerca de 69 mil novos casos da doença. No mundo todo, ele é o sexto tipo mais comum, e o mais prevalente em homens.

PAPEL DO FARMACÊUTICO

O diretor tesoureiro do Conselho Regional de Farmácia de Sergipe, Franciso de Assis Feitosa, entende que o farmacêutico tem função pontual na campanha. Segundo ele, o profissional da Farmácia é um veiculador das informações e instruções a respeito dos exames preventivos. "A população é carente de informações sobre essa doença. À medida que o farmacêutico vai tendo contato com o paciente, vai esclarecendo, por exemplo, que um diagnóstico precoce significa altíssimas chances de cura", explicou.

Ainda para Francisco, graças ao contato direto com o paciente, o farmacêutico pode diminuir o preconceito que rodeia o câncer de próstata por conta do exame do toque, ao explicar o procedimento e a eficiência do método: "O farmacêutico, como profissional da saúde, e a farmácia, como estabelecimento de saúde pública, são importantes aliados na informação e prevenção dessa doença. É através de uma explicação coerente que as pessoas vão perdendo o preconceito que têm em relação a esse exame".

CRF/SE INSERIDO

Já a presidente Rosa de Lourdes Mariz lembrou que o Conselho, como órgão de classe e saúde pública, não poderia deixar de somar forças à campanha. "Temos que estar inseridos no contexto da campanha, repassando através das redes sociais a importância da divulgação e da atuação dos profissionais de nossa área", afirmou Rosa.

A DOENÇA

Apesar de ser considerada uma doença da terceira idade, já que acomete principalmente homens com mais de 65 anos, é importante fazer os exames desde os 45 e repeti-lo anualmente.

Quando descoberto no início, 90% dos casos de câncer de próstata são curáveis. Quando está em fase inicial, o câncer de próstata não costuma apresentar sintomas. Mas em estágios mais avançados, pode provocar dor nos ossos, problemas para urinar e, quando mais grave, insuficiência renal ou infecção generalizada.

Homens com histórico de câncer de próstata na família, obesos, e negros têm mais risco de desenvolver a doença. Diagnosticado o câncer, o tratamento pode ser feito com cirurgia, radioterapia, tratamento hormonal e algumas vezes apenas observação médica.