Mensagem da Conselheira Federal aos Farmacêuticos Sergipanos

Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo

MENSAGEM DA CONSELHEIRA FEDERAL PELO ESTADO DE SERGIPE, VANILDA OLIVEIRA AGUIAR, AOS FARMACÊUTICOS SERGIPANOS

Eu apoio a luta contra o câncer de mama!

Começou no dia 1º deste mês o “Outubro Rosa”, uma campanha de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama – primeira causa de mortes por câncer entre as mulheres, segundo dados da Organização Mundial as Saúde (OMS).

O movimento popular internacionalmente conhecido como “Outubro Rosa” é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

Este movimento começou nos Estados Unidos, em 1990. No Brasil, a primeira iniciativa vista em relação ao “Outubro Rosa”, foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista – mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera -, situado na cidade de São Paulo. Essa iniciativa partiu de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama, em 2002, durante as festividades comemorativas dos 70 (setenta) anos do encerramento da Revolução Constitucionalista de 1932.

No Brasil, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o que mais atinge as mulheres. São mais de 57 mil casos estimados para este ano de 2014. É a maior causa de óbitos por câncer na população feminina, principalmente na faixa etária de 40 a 69 anos. Possui cura em 95% dos casos que forem diagnosticados precocemente. O diagnóstico precoce da doença é o primeiro e mais importante passo para a cura.

Em 2011, o Governo brasileiro lançou o Plano Nacional de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer de Colo do Útero e de Mama, estratégia para expandir a assistência oncológica no País. Atualmente, o SUS tem 277 serviços na assistência oncológica que atendem a 298 unidades hospitalares distribuídas nas 27 unidades da federação para a detecção e tratamento de câncer em todo País.

Como farmacêutica que sou, ao tempo em que reconheço a importância dos colegas analistas clínicos que participam das estratégias do Sistema Único de Saúde (SUS) voltadas a detecção precoce do câncer de mama, gostaria de lembrar a todas as mulheres sergipanas e brasileiras, que façam o autoexame de mama e também não deixem de fazer uma consulta com um ginecologista.

Como conselheira federal de Farmácia, representando o Estado de Sergipe, reafirmo meu compromisso de continuar apoiando todas as iniciativas voltadas a prevenção do câncer de mama.

Descoberto precocemente, o câncer de mama tem alta probabilidade de cura, por isto a importância da prevenção.

Um forte abraço a todos!

Aracaju, 22 de outubro de 2014

Vanilda Oliveira Aguiar