Presidente da SBFC/SE explica o I Simpósio Sergipano de Farmácia


Durante os dias 08 e 09 de setembro acontece em Aracaju o I Simpósio Sergipano de Farmácia, cujo tema é “Atribuições Clínicas e Prescrição Farmacêutica”. A Presidente da Sociedade Brasileira de Farmácia Comunitária no Estado de Sergipe (SBFC/SE), Vanilda Aguiar, repassa pontos que evidenciam a importância da realização de um evento como este para os farmacêuticos sergipanos e de estados vizinhos.

 

 

ASCOM CRF/SE: Qual é o principal objetivo que se pretende atingir ao realizar o Simpósio?

Vanilda Aguiar: Dar a conhecer a SBFC e sua regional em Sergipe, promover um espaço para todos os farmacêuticos possam atualizar seus conhecimento por meio de grandes expoentes nos temas mais relevantes de nossa profissão, na atualidade.

 

 

A: A profissão farmacêutica tem passado por um intenso processo de valorização. De que maneira o Simpósio contribuirá para que o processo continue?

V: A profissão farmacêutica está passando por uma grande transformação, uma mudança sobre o papel do farmacêutico frente à sociedade buscando o reconhecimento e sua valorização. Nesse sentido, o Simpósio se torna palco de discussões e proporciona um ambiente rico de experiências teóricas e práticas nos temas relacionados à Farmácia Clínica e Segurança do Paciente, presentes na agenda de Saúde do país.

 

 

A: Qual critério foi utilizado para escolher os temas e qual a importância de enfatizá-los neste momento?

V: O foco do Simpósio está nos dois temas mais relevantes da atualidade. Ambos mostram as possibilidades de atuação clínica do farmacêutico no cuidado com o paciente, garantindo sua segurança. Isto precisa ser explicado e demonstrado aos farmacêuticos sergipanos.

 

 

A: Qual é o público alvo que o evento pretende atrair?

V: Todos os farmacêuticos que queiram cuidar de pacientes, tanto em hospitais como em farmácias comunitárias, em laboratório de análises clínicas, e em unidades de atenção básica de saúde.

 

 

A: Como será a dinâmica de funcionamento das discussões?

V: Haverá apresentações orais e espaço para perguntas da plateia. Haverá discussão de casos clínicos específicos, trazendo a realidade do cotidiano farmacêutico para os participantes do Simpósio.

 

 

A: Que mensagem a Sra. Deixa para quem se interessa em participar do Simpósio?

V: Como o evento é dedicado a todos os estudantes de graduação em Farmácia, farmacêuticos, profissionais de saúde, e ao cidadão que utiliza os serviços destes profissionais, esperamos que os ensinamentos transmitidos sejam efetivamente colocados em prática e, assim, auxiliem no aprimoramento da prática clínica no exercício profissional em benefício da comunidade.