2º edição do projeto Excelência Farmacêutica acontece em Aracaju

Depois do sucesso da primeira edição, o Conselho Regional de Farmácia de Sergipe (CRF/SE), com o apoio da Conselheira Federal, Vanilda Aguiar, trouxe novamente para Sergipe o Projeto Excelência Farmacêutica, com o intuito de capacitar mais farmacêuticos no âmbito do empreendedorismo.

O Projeto, idealizado pelo Conselho de Federal de Farmácia (CFF) juntamente com a Sociedade Brasileira de Farmácia Comunitária (SBFC), está divido em dois módulos, com assuntos complementares.

Palestra

Incialmente, nos dias 5 e 6, o tema abordado foi Gestão Farmacêutica, ministrado pelo Dr. Rodrigo Magalhães. Os farmacêuticos aprenderam como gerenciar as farmácias para gerar lucros.

“Entende-se que o farmacêutico para ser completo precisa saber a parte técnica operacional, mas também a parte de administração, o comprar e o vender bem, para dar conta de enfrentar o mercado e não ser apenas mais um concorrendo com "leões" do mercado varejista farmacêutico”, explicou Rodrigo.

Farmacêuticos

Entre os participantes, muita satisfação. O farmacêutico Saulo Machado conta que com a capacitação promovida pelo curso será possível gerir juntamente com o dono da farmácia ou até mesmo alçar voos maiores: “É sempre bom estar por dentro do conteúdo. Se de repente eu abrir uma farmácia, já tenho conhecimento”.

A farmacêutica Rafaela Lacerda também está animada em ser uma empreendedora. “O curso abre várias ideias tanto para quem quer abrir sua farmácia, quanto para quem está começando ou ainda para quem é responsável técnico”. Rafaela também crê que por muitas vezes não serem farmacêuticos, os donos de farmácia não têm noção da gestão correta do estabelecimento, carência preenchida pelo curso.

Realizadores

O presidente da Sociedade Brasileira de Farmácia Comunitária (SBFC), Amilson Álvares, informou que no Brasil a minoria das farmácias são de farmacêuticos. "O aumento das grandes redes e a concorrência acirrada tem demonstrado que o farmacêutico precisa se capacitar para competir com as redes. É através deste projeto, que vamos levar a profissionalização e a capacitação para que esses farmacêuticos possam ter sucesso na sua farmácia", adianta Amilson.

A presidente do CRF/SE, Rosa de Lourdes Faria de Mariz, avaliou o curso como mais uma ótima oportunidade de capacitação para os farmacêuticos sergipanos. "Principalmente para aqueles profissionais que já têm sua farmácia ou querem montar o curso é muito importante, uma vez que ele ajuda a como lidar com a gestão do estabelecimento" explica Rosa.

Já a Conselheira Federal, Vanilda Aguiar, comemora a realização de mais uma edição do projeto no estado. "Estamos muito felizes por receber este projeto mais uma vez no nosso Estado. Além do curso de Gestão Farmacêutica, vamos oferecer o curso de Serviços farmacêuticos ainda este mês. Uma oportunidade única dos farmacêuticos agregarem conhecimento e colocarem em prática nas farmácias", adiantou.

2º Módulo - Serviços Farmacêuticos

O segundo módulo do projeto Excelência Farmacêutica acontecerá nos dias 30 e 31 de maio. O módulo ministrado será sobre "Serviços Farmacêuticos", com a Dra. Renata Saliba.

Os farmacêuticos que tiverem interesse em se inscrever devem enviar suas solicitações  para o e-mail ascomcrfse@gmail.com, ou para página do CRF/SE no facebook (fb.com/crfse), ou ainda de forma presencial com Jailson ou Saullo, na sede do Conselho.

No ato da inscrição, será necessário o nome completo, o número de inscrição no CRF/SE, um número para contato e o e-mail.