Capes dá nota 4 ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da UFS

Os programas de todas as áreas de mestrado e doutorado do Brasil são avaliados anualmente pela Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoa de Nível Superior (Capes) com uma nota que vai de 1 a 7. Na última avaliação, o Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas, da Universidade Federal de Sergipe (UFS) passou do nível 3, para o nível 4.

Para a atribuição da nota, vários critérios são avaliados. Eles vão desde a quantidade de pessoas que entram e conseguem terminar o mestrado até (e principalmente) a qualidade da produção científica: quanto mais publicações houver (sobretudo em revistas internacionais) maior será a demonstração de que relevância mundial dos estudos desenvolvidos.

Tal evolução permite à Universidade a abertura de programas de doutorado.  O professor orientador no Programa de Pós-Graduação, Divaldo Lyra Junior, crê que a nova nota foi uma grande vitória para a instituição: “O curso de Farmácia tem apenas 12 anos, e o mestrado 5. Passar no 5º ano para um nível acima já é motivo de muita satisfação, levando-se em conta que estamos num Estado pequeno, que não tem muita tradição ainda na área”.

Atualmente, o mestrado trabalha com 3 áreas específicas que puxam o foco dos estudos: Assistência Farmacêutica; Química e Farmacologia de Produtos Naturais e Sintéticos; Desenvolvimento e Controle de Fármacos e Medicamentos.

PROCESSO SELETIVO 2014.1

Para os interessados, o Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal de Sergipe torna público o Edital de Seleção para o Mestrado 2014.1. São ofertadas dezoito vagas para ampla concorrência e duas vagas institucionais, que são exclusivas para servidores técnicos e docentes da UFS e do IFS.

Para concorrer à seleção do Mestrado, o candidato deverá possuir graduação em Ciências Farmacêuticas ou áreas afins, como Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmacologia, Farmácia, Fisiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Imunologia, Medicina, Microbiologia, Nutrição, Odontologia e Saúde Pública etc..

Os editais com demais requisitos e informações do processo seletivo estão disponíveis na página do programa, acessível no seguinte link: www.posgraduacao.ufs.br/npgcf

Imagem: http://www.capes.gov.br/index.php