CRF/SE realiza reunião com equipe interventora do Hospital de Aquidabã e regulariza situação da instituição


CRF/SE realiza reunião com equipe interventora do Hospital de Aquidabã e regulariza situação da instituição

Na última segunda-feira, 5, o Conselho Regional de Farmácia de Sergipe (CRF/SE) realizou na sua sede uma reunião com a equipe interventora da Fundação Médica Santa Cecília, hospital de Aquidabã, para a realização da regularização do estabelecimento.

Em funcionamento há mais de 30 anos, a Fundação Médica Santa Cecília entrou em processo de intervenção no início deste ano, em virtude da existência de graves irregularidades apontadas na gestão da Fundação, após pedidos do Ministério Público do Estado de Sergipe (MPSE). 

Nomeado interventor judicial, Vinícius Vilela Dias, e o farmacêutico doutor Marcos Guilherme, procuraram o CRF/SE para a realização da regularização da farmácia do hospital.

"Quando a gente chegou na intervenção encontramos algumas irregularidades, estando entre elas a falta de registro da nossa farmácia e do nosso hospital no CRF/SE. De pronto, entramos em contato com o conselho, e realmente só resta agradecer toda a disponibilidade e facilidade para a resolução da irregularidade. Então hoje, graças a essa parceria com o CRF/SE, o Hospital Santa Cecília se encontra em situação regular perante ao Conselho Regional de Farmácia de Sergipe", afirmou o interventor.

E complementou: "Essa regularização traz uma maior segurança para atender melhor os pacientes, ganhando também uma credibilidade junto ao Ministério Público, já que estamos sob intervenção e não podemos ter nenhuma irregularidade. Agradeço ao presidente, Dr. Carlos Eduardo Oliveira, e ao diretor-tesoureiro, Dr. Daniel Andrade, por toda disponibilidade e empenho para emitir a Certidão de Regularidade Técnica (CRT) da farmácia do hospital", finalizou.

Além dele, estiveram presentes na reunião o presidente e o diretor-tesoureiro do CRF/SE, os doutores Carlos Eduardo Oliveira e Daniel Andrade, respectivamente.

O presidente do CRF/SE, Dr. Carlos Eduardo Oliveira, reforçou a importância da procura pela regulação, que foi realizada no mesmo dia, no intuito de facilitar e agilizar a prática da Assistência Farmacêutica de qualidade para a população.

"Foi uma grande satisfação receber a equipe interventora do hospital filantrópico de Aquidabã, que demonstrou compromisso com a legalidade ao buscar, já em suas primeiras ações, a regularização da farmácia junto ao CRF. A instituição, apesar de sua longa existência, operava sem registro no Conselho, o que configurava situação de ilegalidade. Com a intervenção, o hospital foi devidamente inscrito e sua farmácia recebeu a certidão de regularidade. Parabenizo a iniciativa e reforçamos que o CRF/SE segue firme em sua missão de legalizar os estabelecimentos farmacêuticos, colocando-se à disposição para orientar àqueles estabelecimentos que buscam a sua regularização", ressaltou o presidente.

Destacando a constante e crescente busca de regularização por diversas entidades, o Dr. Daniel Andrade reforçou que o processo para que isso seja alcançado no setor público não gera maiores dores de cabeça para os gestores, proporcionando somente benefícios para a população.

"O Conselho Regional de Farmácia de Sergipe tem sido procurado por diversas entidade para que seja feita a regularização dos estabelecimentos públicos e inclusão de responsável técnico nestes mesmos estabelecimentos. No setor público, toda a regularização de estabelecimento não tem ônus para o gestor, é gratuita e visa dar a população a segurança necessária no uso correto dos medicamentos", disse o diretor-tesoureiro.