Visando colaborar para os avanços da eliminação das hepatites no Brasil, o Departamento de HIV, Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde (Dathi), tornou pública a consulta para contribuição de interessados na construção do Guia de Eliminação das Hepatites Virais no Brasil.
As contribuições ao documento serão aceitas até 21 de novembro. Para participar, é necessário preencher o formulário da consulta pública com os dados de pessoa física ou jurídica, além das sugestões de alterações no texto do guia.
Para o coordenador-geral de Vigilância das Hepatites Virais (CGHA), Mário Gonzalez, a contribuição coletiva da sociedade civil, academia, gestores e profissionais de saúde é fundamental para a resposta efetiva às hepatites virais no Brasil.
“Estamos apresentando uma proposta de conteúdo para este Guia que foi construída por um amplo grupo de trabalho, com representações da sociedade civil organizada, das sociedades acadêmicas, das coordenações estaduais e municipais de hepatites virais, do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), do Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde (Conasems), das secretarias do Ministério da Saúde e de outras pastas ministeriais”, informou Mário Gonzalez.
O guia, voltado para gestores e profissionais de saúde, tem o objetivo de ser um instrumento norteador do processo de eliminação das hepatites virais no território nacional, reunindo propostas de aplicação das ferramentas disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS), de forma organizada e sinérgica. O documento também propõe metas factíveis de eliminação, a serem pactuadas entre os três níveis de gestão governamental, considerando as particularidades epidemiológicas, sociais e geográficas de cada região do Brasil.
Acesse e contribua na construção do Guia de Eliminação das Hepatites Virais no Brasil