Cruz verde: CFF apoia uso do símbolo pelas farmácias comunitárias brasileiras

Sistema internacional de identificação é alternativa para padronizar fachadas e melhorar acesso aos serviços clínicos farmacêuticos.


A imagem da Cruz Verde é adotada com sucesso para identificar farmácias e drogarias em diversos países da Europa e da América do Sul. É uma figura universal facilmente reconhecida por representar causas humanitárias e relacionadas à saúde. Por isso, o Conselho Federal de Farmácia (CFF) recomenda que farmácias do Brasil também adotem essa simbologia pois, além de padronizar as fachadas e facilitar a identificação dos estabelecimentos, pode ampliar o acesso aos serviços clínicos farmacêuticos. 

Na prática, a identidade visual para a farmácia é feita com a fixação de uma Cruz Verde luminosa padronizada na frente da fachada da loja, indicando à população o funcionamento de um estabelecimento de saúde e deverá ficar acesa para indicar quando a farmácia está aberta. Para a coordenadora do Grupo de Trabalho sobre Farmácia Comunitária do CFF e conselheira federal pelo estado de Sergipe, Maria de Fátima Aragão, o símbolo universal de saúde deveria ser adotado por todas as farmácias. "É muito interessante resgatar culturalmente esse símbolo, acho necessário e coerente também, mesmo que de maneira representativa", incentiva.

A escolha da Cruz como elemento semiótico remete, historicamente, por estar relacionada às causas a favor vítimas de guerras e conflitos entre nações. Originalmente, a Cruz Vermelha era o símbolo utilizado em uma referência ao "Croix-Rouge", o movimento humanitário internacional criado em Genebra em 1864 com o objetivo de ajudar os feridos em guerras e conflitos.

Na França, até 1913, as farmácias também usavam como símbolo em suas lojas a cruz vermelha, mas, após seu reconhecimento internacional como símbolo da instituição de mesmo nome, a Cruz Vermelha Internacional, a cruz verde foi sendo instaurada pouco a pouco.

Os motivos da escolha da cor verde ainda não são exatamente conhecidos. Uma possível explicação para a preferência pelo verde em oposição ao vermelho foi para fazer uma referencia às plantas medicinais. A Cruz Verde também é o símbolo do Conselho Nacional da Ordem dos Farmacêuticos na França (Conseil National de l’Ordre dês Pharmaciens) registrada em 1984.

Características

A Cruz Verde consiste em uma estrutura metálica ou de alumínio, nos tamanhos 60x60, 70x70 e 80x80 cm onde estão montadas as lâmpadas de led de alto brilho, podendo ser exibida somente acesa, pisca-pisca e com animação, mostrando hora, temperatura e passagem de texto