O cigarro é causador de diversos males para os fumantes. Visando alertar sobre os prejuízos causados por ele, é comemorado hoje, 29 de agosto, o Dia Nacional de Combate ao Fumo.
A data é instituída por lei criada em 1986, e desde então são desenvolvidas campanhas alertando às pessoas sobre os malefícios que o fumo traz à saúde. O ato de fumar afeta, principalmente, o sistema respiratório, além de causar câncer de boca, mau hálito, dentes amarelados, impotência sexual, gangrena em partes do corpo e complicações cardiovasculares.
FUMANTE
A agente de limpeza Eliete Matos, de 43 anos, fuma desde os 18. No decorrer dos anos ela sente a ação do fumo em seu organismo: “Meus dentes ficaram amarelados e sensíveis. Canso rápido, e não tenho o mesmo fôlego de antes.” Reconhecendo os malefícios do cigarro, ela confessa que trava uma luta constante contra o fumo. “Muitas vezes já tentei parar, mas minha maior dificuldade é manter o tratamento”, contou.
ESPECIALISTAS
A farmacêutica bioquímica Mônica Isabel alerta que as vias respiratórias são as que mais sofrem os danos causados pelo fumo: "A nicotina, substância presente no cigarro que causa dependência, é a maior causadora de câncer no pulmão. Estima-se que 90% dos casos da doença são decorrentes do vício". Ela ainda acredita que: "Por ser legalizado e de fácil acesso, o cigarro é mais prejudicial à saúde da população do que outras drogas ilícitas".
Já Presidente do Conselho Regional de Farmácia de Sergipe (CRF/SE), Rosa de Lourdes Mariz, conta que o profissional de farmácia tem papel importante no combate ao fumo: "O farmacêutico, como um profissional de saúde, deve conscientizar a população sobre os riscos que o uso do cigarro pode trazer".