Assembleia Legislativa homenageia ex-presidente do CRF/SE

Pernambucano, Tarciso Leão foi presidente do Conselho Regional de Farmácia de Sergipe de 1996 a 1999.

No fim da tarde de ontem, 26 de agosto, o ex-presidente do Conselho Regional de Farmácia de Sergipe (CRF/SE), Tarciso José Carneiro Leão, recebeu o Título de Cidadão Sergipano no Palácio Governador João Alves Filho, em Aracaju.

A homenagem foi prestada pela Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe, a partir de indicação feita pelo deputado estadual Garibalde Mendonça (PMDB), que na ocasião discursou acerca da representatividade do homenageado no Estado sergipano. O título foi formalmente entregue pela deputada Angélica Guimarães (PSC), presidente da Assembleia.

A solenidade contou com a presença de amigos e familiares, além de autoridades civis e representantes da sociedade sergipana. Muito cumprimentado pelos presentes na cerimônia, Tarciso confessou: “Fui pego de surpresa. Agradeço o título que acabei de receber e me sinto extremamente envaidecido.”

CRF/SE PRESENTE

Para prestigiar a homenagem recebedia pelo ilustre farmacêuticos, a diretoria do CRF/SE esteve presente na cerimônia. A presidente do Conselho, Rosa de Lourdes Mariz, acredita que a homenagem evidencia a profissão no Estado de Sergipe: “É de grande valia termos um profissional farmacêutico recebendo um título como esse”.

Além da já citada Rosa de Lourdes Mariz, estiveram presentes a Conselheira Federal, Vanilda Aguiar e a Secretária Geral, Alexsandra Gomes.

HISTÓRICO DO HOMENAGEADO

De 1996 a 1999, Tarciso foi Presidente do CRF/SE e em sua gestão iniciou um processo junto com o Ministério Público para regularizar o número de responsabilidades técnicas dos profissionais junto às farmácias. Também fez parte da equipe que preparou o currículo mínimo da Universidade Federal de Sergipe, permitindo o processo de abertura do curso de Farmácia, devido a grande demanda de farmácias e a pouca oferta de profissionais.

Antes de assumir a presidência do CRF/SE, ele foi o criador e responsável técnico pelo Programa Estadual do Teste do Pezinho em Sergipe por 11 anos (de 1985 a 1996), programa que funciona até hoje em sete postos de saúde de Aracaju e em todos os munícios de Sergipe. O Programa foi duas vezes premiado pela ONU, pelo maior índice de rastreabilidade e maior abrangência percentual em populações mundiais.