Saúde lança programa para aprimorar a qualidade das farmácias e demais serviços do SUS

ProQuali busca aperfeiçoar as auditorias internas do SUS e qualificar os serviços oferecidos à população

O Ministério da Saúde lança, nesta quarta-feira (7), em Brasília, o Programa de Gestão e Melhoria da Qualidade da Atividade de Auditoria Interna (ProQuali). Criada peloDepartamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde (DenaSUS), a medida quer aprimorar a qualidade das auditorias internas realizadas no Sistema Único de Saúde (SUS) e impactar os serviços prestados à população.

"O ProQuali representa um marco na gestão e reforça o compromisso da pasta com a melhoria contínua das atividades de auditoria no SUS. Ele garante que os recursos públicos sejam utilizados de forma eficiente em benefício do sistema e da população, além de servir como um importante instrumento de gestão", afirma o diretor do DenaSUS, Alexandre Rodrigues.

As auditorias geradas seguirão normas internacionais e diretrizes nacionais para dar o suporte adequado na tomada de decisões e fomentar a cultura da ética, profissionalismo e transparência.

O evento de lançamento contará com a exposição das principais iniciativas do DenaSUS para a efetividade do programa. Também serão anunciados o Manual do Programa de Gestão e Melhoria da Qualidade da Atividade de Auditoria Interna e o Projeto AudiÉtica, que contribuirá para uma melhor avaliação dos aspectos éticos com ações preventivas para garantir maior adesão aos padrões de conduta.

Estarão presentes gestores do Ministério da Saúde, representantes de auditoria do SUS no âmbito federal, da Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil (OPAS), do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Conselho Nacional de Saúde (CNS) e da Controladoria-Geral da União (CGU).