Farmácias de Manipulação crescem em Sergipe

Com o trunfo de personalizar medicamentos, geram benefícios e atraem o público cada vez mais


Já imaginou ter uma medicação que atenda exclusivamente às suas necessidades? As farmácias de manipulação tornam isso possível. Com medicamentos feitos de acordo a necessidade de cada paciente, elas atendem um público específico e crescente.

 

Diferente das farmácias normais, que dispõem de medicamentos padronizados, produzidas em escala industrial, as farmácias de manipulação, como o próprio nome sugere, trabalham com medicamentos manipulados. Ou seja, produzem um medicamento personalizado, seguindo a prescrição de um profissional de saúde qualificado, que descreve os princípios ativos, suas respectivas dosagens e a duração do tratamento do paciente.

 

O preparo desses medicamentos segue a RDC nº67/2007 regida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Todo o preparo é documentado: desde a entrada do paciente na farmácia, até sua saída. Tal procedimento garante que o medicamento final tenha condições adequadas ao uso do paciente.

 

Os benefícios dos medicamentos manipulados são vários. Como as formulações são individuais, os medicamentos são adquiridos apenas para a duração do tratamento evitando perdas e automedicação. Soma-se a isso a possibilidade de converter forma farmacêutica do medicamento: por exemplo, aquele é que sólido, em forma de cápsula, pode virar líquido e ser ingerido como xarope, aumentando a adesão do tratamento. Além do mais, o custo é reduzido e o consumidor pode ter acesso a medicamentos que dificilmente se encontram nas farmácias comuns.

 

A farmacêutica Denise Oliveira (foto), com experiência de 10 anos na área de manipulação, percebeu que os tipos de medicamentos procurados variam de acordo com a localização da farmácia. “Numa farmácia situada num shopping, a procura costuma ser mais de produtos relacionados à estética e ao emagrecimento. Em outros lugares, como no centro da cidade, o atendimento é maior a pessoas hipertensas, por exemplo”. 

 

Denise acredita também que o mercado de trabalho é promissor pra quem pretende seguir o ramo em Sergipe. “Nas últimas décadas houve uma disseminação muito grande de farmácias de manipulação no Estado. Para o tamanho de Sergipe, o mercado é muito amplo e cresce constantemente”.