Brasileiros desenvolvem tratamento contra o câncer de intestino que será testado na Europa

Os testes em pacientes com câncer de intestino ocorrerão nos Países Baixos


A Europa anunciou que realizará testes de um novo tratamento contra o câncer desenvolvido por dois pesquisadores brasileiros. Este estudo inovador busca superestimular e estressar células tumorais, forçando-as a agir como células saudáveis. A pesquisa utiliza uma combinação de drogas mais eficiente no combate à doença, que já demonstrou efeitos positivos.

O estudo foi conduzido pelos brasileiros Matheus Henrique Dias, pós-doutorando sênior no Instituto do Câncer dos Países Baixos (NKI), e Marcelo Santos da Silva, professor do Instituto de Química da Universidade de São Paulo (IQ-USP).

Os testes em pacientes com câncer de intestino ocorrerão nos Países Baixos.

A inovação dos brasileiros reside na combinação de duas drogas que suprimem os tumores. Em vez de apenas inibir a divisão das células tumorais, como fazem os tratamentos convencionais, esse novo tratamento enfraquece essas células. Simultaneamente, uma outra droga ataca as células fragilizadas.

Antes dessa fase europeia, os testes foram realizados em tumores colorretais retirados de biópsias humanas e implantados em camundongos.

A combinação de drogas conseguiu inibir o crescimento dos tumores intestinais nos animais.

Os pesquisadores também testaram a combinação em linhagens de adenocarcinoma pancreático e colangiocarcinoma (câncer dos ductos biliares no fígado), formas raras e agressivas de câncer com poucas opções de tratamento. Os resultados foram igualmente promissores.