Deputado Airton Faleiro defende mobilização dos farmacêuticos pelo piso salarial

Parecer favorável do parlamentar ao PL 1559/2021 na Ctrab incentivou a aprovação no dia 12 de junho

O deputado federal Airton Faleiro (PT/PA) participou, nesta quarta-feira (26.06), da abertura do I Fórum Nacional de Assistência Farmacêutica na Saúde Indígena, realizado com o apoio do Conselho Federal de Farmácia (CFF), na sede da instituição, em Brasília.

Durante o evento, que termina amanhã, o parlamentar e relator do Projeto de Lei (PL) 1559/2021 sobre o piso salarial nacional para farmacêuticos na Comissão de Trabalho (Ctrab) da Câmara, elogiou a mobilização, a articulação e a organização da categoria para acompanhar o andamento dessa pauta. "Eu, como relator de uma parecer favorável à aprovação do piso para os farmacêuticos, fiz isso por reconhecer a importância que essa categoria tem para cuidar da saúde pública e também da saúde da área privada", afirmou. A sessão ocorreu no dia 12 de junho, com a presença de representantes de instituições farmacêuticos, inclusive do CFF, e culminou na aprovação do PL pela Ctrab.

Airton Faleiro reafirmou sua posição dizendo que foi justo a aprovação do piso para os farmacêuticos. "Nós, corajosamente - não pensem vocês que eu não recebi pressão contra a aprovação do piso, até do governo, fazendo ponderação sobre as categorias que poderíamos atender. Eu disse: vamos decidir quantos a gente aguenta, mas esse (o farmacêutico) é um deles. Agora eu quero chamar a atenção de vocês: não acabou o jogo! Continuem a mobilização de vocês, pois sabemos que agora a pressão vai vir com mais força, porque nós estamos na reta final", alertou.

Airton Faleiro considera que tem uma relação estreita com os farmacêuticos e com os povos indígenas, já que atua também como vice-presidente da Comissão da Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais. "No meu mandato, no que se refere às pautas indígenas, eu me considero um aliado. Tenho consciência do meu papel, das minhas limitações, mas como diz a Celinha (presidente da comissão, Célia Xakriabá - Psol-MG), para defender as causas indígenas não precisa ser indígena. É assim que a gente atua lá. Eu sei que estou de bem com vocês", concluiu.

Também participaram da mesa de abertura do I Fórum Nacional de Assistência Farmacêutica na Saúde Indígena o coordenador geral de Gestão e Bens e Insumos da Secretaria da Saúde Indígena (Sesai), Pedro Peres, representando o secretário da pasta, Ricardo Weibe; a representante da Comissão Intersetorial de Saúde Indígena do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Esther Tello Ferrer; e o representante do Conselho Indigenista Missionário, pajé Celso Xukuru-Kariri, além do presidente do CFF, Walter Jorge João, que foi anfitrião do evento.