Medicamento para diabetes, utilizado para emagrecer, pode causar pensamentos autodestrutivos


A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) abriu investigação para verificar se uso do medicamento para diabetes Ozempic, e do tratamento para perda de peso Saxenda, do laboratório Novo Nordisk, estaria associado ao alerta do órgão regulador de saúde da Islândia em que três pacientes relataram pensamentos suicidas ou de automutilação após utilizarem esses fármacos. 

Após os relatos, a EMA criou um comitê de segurança para analisar os eventos adversos, incluindo esses dois casos de pensamentos suicidas em pacientes que usaram Ozempic, que contém o ingrediente ativo semaglutida, e outro caso relacionado ao uso de Saxenda, medicamento menos eficaz para perda de peso, que contém um ingrediente ativo diferente, a liraglutida. A terceira pessoa em questão relatou pensamentos de automutilação, segundo informações divulgadas pela agência. Em comunicado, a Novo Nordisk disse que os dados de segurança não mostraram “associação causal” entre os pensamentos suicidas ou de automutilação e os medicamentos.

Nos Estados Unidos, o Painel Público do Sistema de Relato de Eventos Adversos da Administração de Alimentos e Medicamentos (Faers), contabilizou pelo menos 60 relatos de ideação suicida, desde 2018, de pacientes em semaglutida ou de seus profissionais de saúde. Além disso, a Faers recebeu pelo menos 70 desses relatórios de usuários de liraglutida ou de seus profissionais de saúde desde 2010.  A EMA divulgou, ainda, que consideraria se a revisão deveria ser estendida a outros medicamentos da mesma classe, conhecidos como agonistas do receptor GLP-1.

Ozempic

No site da Novo Nordisk, com sede na Dinamarca, o Ozempic é anunciado como injeção semanal, para tratar diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares. Porém, o medicamento ganhou popularidade por seus efeitos na perda de peso. Embora seu uso “off-label” tenha se popularizado para facilitar a perda de peso, a fabricante condena esse tipo de uso e tem remédios específicos para tal fim, como o Saxenda, que também entrará na lista de análise da EMA.


A agência europeia afirmou que fará investigação de medicamentos com semaglutida e liraglutida para reavaliar os riscos e analisar se são necessárias mudanças na bula do remédio. A bula do Ozempic 3 ml no Brasil não apresenta alterações do humor como possível efeito adverso.

Procure ajuda 

Caso você tenha pensamentos suicidas, procure ajuda especializada como o CVV (www.cvv.org.br) e os Caps (Centros de Atenção Psicossocial) da sua cidade. O CVV funciona 24 horas por dia (inclusive aos feriados) pelo telefone 188, e também atende por e-mail, chat e pessoalmente. São mais de 120 postos de atendimento em todo o Brasil.