Sociedade Brasileira de Diabetes retoma Departamento de Farmácia no quadro da entidade

Uma boa notícia para a comunidade farmacêutica. A Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) anunciou a retomada do Departamento de Farmácia nos quadros da entidade. Ele havia sido integrado ao Departamento de Educação, em 2017, após uma reestruturação feita pela gestão à época.

“Uma reestruturação interna normal e que juntou vários departamentos no Departamento de Educação. Em 2018, com uma iniciativa do Sr Walter Jorge, presidente do CFF, nós fizemos um trabalho muito significativo, em que houve uma aproximação entre o Conselho Federal de Farmácia com a SBD, que deu muitos frutos no ano de 2019 como Rastreamento em Diabetes,”, explicou o atual coordenador do Departamento de Farmácia da SBD, o farmacêutico José Vanilton de Almeida, sobre o retorno aos quadros da SBD.

vaniltonn_3db7567ef6dcdee91ab8c58ce6c.jpeg
Dr. José Vanilton de Almeida

A Sociedade Brasileira de Diabetes foi criada em novembro de 1970, inicialmente por médicos, com o intuito de ser uma entidade científica voltada para uma atenção ainda maior às pessoas com diabetes, sendo o Departamento de Farmácia montado em 2006. “A diabetes é uma doença estudada desde 1908, onde naquela data médicos americanos já ressaltavam a importância da educação em diabetes. Então, com o descobrimento da insulina, em 1922, também houve a necessidade de se abordar mais ainda a educação em diabetes e uma equipe multiprofissional para atuar diante dessa patologia”, pontua Vanilton.

Questionado sobre a importância do farmacêutico na SBD, o coordenador do departamento é enfático. “O farmacêutico é um profissional, como a gente costuma dizer uma frase que pode parecer uma frase de efeito, o farmacêutico é sem sombra de dúvida o profissional mais disponível à população. Então, hoje as farmácias recebem em seus balcões, diariamente, milhares e milhares de pessoas com diabetes. Essas pessoas podem ser melhor atendidas, se ela encontrar um farmacêutico melhor preparado. O farmacêutico tem que ir até a sociedade médica, ele tem que participar da sociedade científica. É fundamental importância o entrosamento do farmacêutico nessa equipe”.

whatsapp-image-2022-05-23-at-15-59-54_c43332a73cc6c9d6d997d65bf13a.jpeg
Dr. Lysandro Borges

Para o vice-presidente do Conselho Regional de Farmácia de Sergipe (CRF/SE), e integrante do Departamento de Farmácia da SBD, Dr. Lysandro Borges, a presença do farmacêutico na entidade traz um grande ganho social no tratamento, cuidado e controle da diabetes.

“Por muitos anos, não houve inserção de outro profissional sem ser o médico na SBD. Conseguir efetivar essa presença do farmacêutico em um debate tão importante como é a diabetes, é de suma importância e quem ganha é a sociedade. São sete componentes, que são referência no estudo e no tratamento de diabetes no Brasil, e que podem e vão contribuir de forma significativa no cuidado clínico, controle e cuidado do paciente com diabetes. Fico honrado em fazer parte desta equipe”, avalia Lysandro.

Integram o Departamento de Farmácia na SBD: José Vanilton de Almeida (SP), na função de coordenador; Aline de Fátima Bonetti (PR); Eliete Bachrany (SP); Leonel Augusto Morais Almeida (RS); Lysandro Pinto Borges (SE); Monica Lenzi (MG); Wallace Entringer Bottacin (PR) e Wesley Magno Ferreira (GO).

O Departamento já possui uma série de ações previstas, dentre elas:
Promover lives/palestras interativas voltadas aos aspectos práticos dos serviços farmacêuticos dirigidos às pessoas com diabetes, em consonância e acordo com o sistema Conselho de Farmácia (CFF e/ou CRFs);
Estabelecer vínculos e contato com as Instituições de Ensino Superior (IES) que têm curso de Farmácia, para através dos membros do Departamento promover palestras dirigidas aos estudantes, incentivando a formação de possíveis Ligas de Diabetes e/ou até mesmo interação com as Ligas das Faculdades de Medicina;
Colaborar com a meta de aproximar a SBD da sociedade e levar mais informações sobre diagnóstico, prevenção e convivência com o diabetes, promovendo lives/palestras interativas voltadas à sociedade. As farmácias e os farmacêuticos podem ser foco de disseminação das informações úteis.

“Estamos com muita disposição para o trabalho e a energia motriz que nos mantém motivados é o propósito em colaborar para que as pessoas que nos procuram tenham uma vida mais saudável”, finaliza Vanilton Almeida.