Farmacêutica indica os óleos essenciais como aliado da saúde


05219356-6465-4de8-a3e5-ce22c29d5c11_cdd0914055851f1743741399.jpeg A farmacêutica Luciana Figueiredo conta com os óleos essenciais como aliado

O atendimento no consultório da farmacêutica clínica, Luciana Figueiredo, conta com o diferencial dos óleos essenciais como aliado na busca pela saúde e do bem-estar. A prática milenar, comprovada cientificamente, vem beneficiando os pacientes nas questões físicas e também no equilíbrio emocional.

Luciana conta que o atendimento a grupos foi iniciado com parcerias de profissionais de outras áreas da Saúde. E o trabalho incentivando o desenvolvimento de hábitos saudáveis foi ampliado e levado para o consultório. “Como farmacêutica, além de trabalhar o uso racional de medicamentos, sempre busco observar o paciente como um todo. Não cuidamos apenas dos sintomas, vamos em busca da cura, na raiz do problema. Os resultados positivos nos levaram ao consultório”, diz.

Desta mesma forma, ocorreu a implementação dos óleos essenciais ao seu atendimento, - gradativamente e seguindo uma demanda natural. “Eu já atendia no consultório farmacêutico. Após estudar e apresentar os benefícios dos óleos essenciais a procura foi surgindo no dia a dia. Com os resultados positivos, a busca pelos os óleos essenciais no meu tratamento foi algo natural e espontâneo”, explica Luciana Figueiredo.

O tratamento com Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) é institucionalizado no Sistema Único de Saúde (SUS) desde 2006, mas começou a ganhar mais força com a pandemia. Luciana explica que os pacientes começaram a procurar e adotar alternativas naturais para controlar estresse e ansiedade neste novo período. “Os aromas funcionam a partir da memória emocional, e esse sistema pode ajudar, por exemplo, na redução da ansiedade”, reforça.

Com a pandemia e a nova rotina de estresse e incerteza do futuro, a procura pela Aromaterapia aumentou e a farmacêutica relata a felicidade em poder ajudar seus pacientes neste momento. “Com os óleos essenciais pude aliar meus conhecimentos e desempenhar a principal missão do farmacêutico que é a provisão responsável de cuidados relacionados aos medicamentos e o propósito de conseguir resultados que melhorem a qualidade de vida dos pacientes”, comenta Luciana Figueiredo.

Óleos

 

A aromaterapia é uma técnica natural que utiliza o aroma e as partículas liberadas por diferentes óleos essenciais para estimular diferentes partes do cérebro, ajudando a aliviar os sintomas de ansiedade, insônia, depressão, asma ou resfriado; promover o bem-estar e fortalecer as defesas do corpo.

Através dos óleos feitos de folhas e cascas, que atuam diretamente no sistema límbico, o tratamento pode ser também usado em paralelo aos medicamentos convencionais. Mas Luciana ressalta que os óleos são produtos extremamente complexos e é necessário que sua administração seja feita por um profissional habilitado.

2f0fc581-4ae4-4ff3-9891-d08986e6936d_b9c67ef240794cc465df11a42.jpeg

“Temos que ressaltar que apesar de ser natural se o paciente não for bem orientado, ao invés de benefício, o óleo pode prejudicar o tratamento. Da mesma forma que os chás de ervas e folhas naturais, os óleos essenciais precisam da orientação de um profissional capacitado “, alerta a farmacêutica.

Empreender

Para Luciana Figueiredo, ter seu próprio consultório foi uma realização profissional. Além de identificar oportunidades e transformá-las em um negócio lucrativo, a farmacêutica ressalta seu amor pela profissão e os resultados positivos na saúde de seus pacientes. “Executo com alegria e amor a minha função. E por direito e dever compartilho este conhecimento na certeza de que mais pessoas possam estar nessa caminhada”, completa.

Confira mais informações sobre seu trabalho no Instagram: @lucianafigueiredooo