A obesidade é uma doença que atinge milhares de pessoas em todo o mundo. Apesar de ser um problema grave, atualmente, existem diversas formas de tratamento que podem permitir que o paciente adapte à sua rotina. Mas para que isso aconteça, é fundamental o acompanhamento do paciente.
Para controlar o problema, o farmacêutico especialista em doenças metabólicas, Fábio Andrade, indica o tratamento multidisciplinar que ajude o paciente a mudar o estilo de vida. “O trabalho em parceria com o nutricionista visa fazer com que os pacientes mudem aos pouco seu dia a dia. Fazemos um acompanhamento constante na sua alimentação, exercícios físicos, qualidade do sono e tudo mais que envolve uma rotina saudável. Esta mudança fará ele perder peso, mas também melhorará os índices de sua saúde como um todo”, explica ele, acrescentando que os resultados positivos vêm crescendo a cada dia.
Fábio Andrade explica que cada paciente é tratado individualmente com sua realidade física, metabólica e até profissional. “Além de trabalharmos no objetivo que a pessoa nos procurou, seja perder peso, diminuir índices, ganhar músculos ou aumentar a resistência, é importante conhecer sua rotina de vida para que seja feita uma adaptação individual. Assim, o paciente conseguirá manter esta nova rotina após conseguir o objetivo alcançado”, diz.
Auriculoterapia
Em alguns pacientes, o farmacêutico acrescenta a Auriculoterapia ao tratamento. A terapia natural consiste na estimulação de pontos nas orelhas que se refere a um órgão específico. Assim, quando esse ponto é estimulado, é possível tratar problemas ou aliviar sintomas nesse mesmo órgão.
A Auriculoterapia é uma das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS). A estimulação dos pontos específicos da orelha para aliviar dores ou tratar diversos problemas físicos ou psicológicos, como ansiedade, enxaqueca, obesidade ou contraturas, por exemplo.
Essa prática também pode ser usada para emagrecer, pois certos pontos específicos da orelha são responsáveis pelo intestino, estômago, retenção de líquidos, ansiedade, estresse, sono ou vontade de comer, por exemplo. “ Estes pontos são estimulados de forma que o organismo atue na perda de peso, ajudando na saciedade, diminuição de impulsos por comer à noite e também por açúcares. A auriculoterapia é implementada junto a reeducação alimentar e aos exercícios físicos. O objetivo também é no uso racional de medicamentos, buscando a diminuição da necessidade deles e melhorando a qualidade de vida do paciente”, informa o farmacêutico.
Empreender
Fábio Andrade conta que sentiu a necessidade de abrir um consultório farmacêutico após perceber que seu acompanhamento aos clientes no balcão de farmácia ficou restrito. “O acompanhamento na farmácia era restrito a hipertensão e diabetes. Percebi que existia uma demanda que não era acompanhada. Resolvi me especializar em endocrinologia e obesidade e atender no consultório de forma que pudesse fazer um acompanhamento com maior qualidade”, diz.
O farmacêutico comenta que a maior dificuldade em empreender foi a falta de conhecimento da população de que um profissional farmacêutico pode ter seu consultório e trabalhar em outras áreas, a exemplo deste atendimento personalizado. “As atribuições clínicas não são tão recentes, mas sempre existiu pouca divulgação para o público em geral e isto dificulta um pouco no início”, conta ele, acrescentando que vê a ajuda recente do CRF/SE neste quesito.
Fábio recomenda aos colegas que querem abrir seus consultórios que se especializem em alguma área, mas que também conheçam sobre empreendedorismo. “É necessário fazer um plano de negócios, entender de parcerias, fidelização de clientes, obrigações fiscais e muito mais”, aconselha.
Conheça um pouco mais do trabalho de Fábio Andrade no seu instagram @fabioandradefarmaclinico