CRF/SE participa do Seminário de Assistência Farmacêutica no SUS/SE

8d8e21fa-83e2-4fda-b79f-6f92e4d93a15_0eefec272fdc7e22042441.jpeg
Presidente do CRF/SE Marcos Rios fala aos gestores municipais

O presidente do Conselho Regional de Farmácia (CRF/SE), Marcos Rios, participou na manhã desta quinta-feira, 09, do Seminário de Assistência Farmacêutica no SUS, realizado pelo Conselho dos Secretários Municipais de Saúde em Sergipe (Cosems), no Quality Hotel.

Marcos Cardoso Rios ressaltou a importância do profissional farmacêutico na implementação da assistência farmacêutica de qualidade. "O conselho se faz presente desejando que todos os resultados deste evento repercutam em uma assistência farmacêutica mais humanizada. Que o farmacêutico não seja visto apenas como entregador de caixinha, mas um profissional que pode otimizar os recursos em saúde e promover o uso racional dos medicamentos. Que os gestores das secretarias possam dar aos farmacêuticos as condições para desenvolver assistência digna aos seus pacientes", provocou.

O diretor executivo do Cosems, Salviano Augusto Mariz, explica que o evento tem o objetivo de apoiar os gestores municipais da saúde e os trabalhadores que atuam na Assistência Farmacêutica. “Nossa preocupação é trabalhar ações de qualificação dos serviços farmacêuticos na Atenção Básica e na integração das práticas de cuidado nas equipes de saúde. Vamos apresentar e discutir projetos concebidos pelo Conasems com o apoio da Rede Cosems e com um conjunto de parceiros nacionais e internacionais, visando contribuir para o fortalecimento da Assistencia Farmacêutica na Atenção Básica”, diz.

3f9cacd1-4823-47ad-a769-0a3fa2a8af6f_f0ea72c7fa79a07a9844c60b.jpeg
Presidente do Cosems/SE, Enock Ribeiro dá boas-vindas durante o evento

Já o presidente do Cosems em Sergipe, Enock Ribeiro, acrescentou o seminário visa apoiar os gestores municipais de saúde e os trabalhadores que atuam na Assistência Farmacêutica nas ações de qualificação dos serviços farmacêuticos na Atenção Primária e na integração das práticas de cuidado nas equipes de saúde.
E o secretário-executivo do Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde (Conasems), Mauro Guimarães Junqueira, salientou que esta área é uma bandeira do colegiado, que tem disponível várias capacitações para promover a integração da Assistência Farmacêutica com a Atenção Primária. “Essa integração é um pouco do que a gente vem discutir hoje, apresentar o projeto e apoiar os gestores, pois este é o nosso papel”, diz.

Evento

O Seminário de Assistência Farmacêutica no SUS Sergipe se estende até esta sexta-feira, 10. Durante os dois dias de evento, serão apresentados e debatidos os projetos que foram elaborados pelo Conasems, com o apoio do Cosems e de parceiros nacionais e internacionais. O primeiro dia da programação é destinado para os secretários municipais, já o segundo dia será voltado para os farmacêuticos que atuam no Sistema Único de Saúde, com o objetivo de qualificar os serviços por eles desenvolvidos nas cidades sergipanas.

c13978df-2e60-484a-b035-9d624facf95c_3a6beb9ab4aeb85cfe6c50.jpeg