Eduardo Gomes: mais uma farmácia é interditada sem documentação

whatsapp-image-2021-07-22-at-14-31-27-1_92ee963a3b770a179e7b353c49a5.jpeg
Foto: Dani Santos (Prefeitura de São Cristóvão)

Em ação conjunta com a Vigilância Sanitária de São Cristóvão, o Conselho Regional de Farmácia de Sergipe (CRF/SE) esteve nesta quinta-feira, 22, realizando mais uma fiscalização no município. Durante a ação, uma farmácia no bairro Eduardo Gomes foi interditada por ausência de documentação e problemas estruturais, além de estar sem farmacêutico.

A Vigilância Sanitária de São Cristóvão averiguou que a Farmácia estava funcionando com problemas estruturais, sem o alvará sanitário vigente e sem o Certificado de Autorização de Funcionamento (AFE)- que é um documento emitido pela Anvisa que comprova que a empresa está autorizada a exercer as atividades descritas no certificado. “Esta não foi a primeira vez que o local foi fiscalizado. Já havia sido autuado pela VISA e dado um prazo para que as irregularidades fossem corrigidas, mas isso não ocorreu”, conta a farmacêutica fiscal do CRF/SE, Marcele Magalhães.

whatsapp-image-2021-07-22-at-14-31-28_201795bc772cab875ccebfd.jpeg
Foto: Dani Santos (Prefeitura de São Cristóvão)

Durante a fiscalização também foi averiguado que o proprietário protocolou o pedido de AFE para regularizar a farmácia utilizando o antigo farmacêutico, que tinha dado baixa há quase um mês. “A ação conjunta com a Vigilância Sanitária possibilitou descobrirmos também essa irregularidade no pedido de AFE. Mas o CRF/SE não autuou o local, pois o estabelecimento está dentro do prazo para contratação do farmacêutico que é de 30 dias”, explica Marcele Magalhães, lembrando que durante os 30 dias permitidos sem o responsável técnico o local não pode comercializar medicamentos controlados e antibióticos.

O presidente do CRF/SE, Marcos Rios, ressalta a importância de parcerias com outros órgãos como a Vigilância Sanitária. “É muito importante manter esse tipo de parceria, pois ajuda a reforçar a figura da farmácia enquanto estabelecimento de saúde e do farmacêutico como profissional capacitado como responsável técnico. Esta parceria visa coibir somente aqueles que estão trabalhando de forma irregular”, enfatiza.