Pela garantia da assistência farmacêutica e empregabilidade, CRF/SE amplia fiscalizações

whatsapp-image-2021-07-19-at-18-49-54_a498b4c3cfaccf03e64341d0.jpeg

O setor de Fiscalização do Conselho Regional de Farmácia de Sergipe (CRF/SE) continua com as vistorias de farmácias e drogarias nos finais de semana. No último sábado, 17, a ação ocorreu em algumas farmácias de Aracaju para resguardar a presença do farmacêutico em seus postos, garantindo a ocupação exclusiva deste profissional e, consequentemente, um atendimento de qualidade.

A farmacêutica fiscal que esteve à frente desta ação, Marcele Magalhães, explica que esta ampliação de horário de fiscalização visa coibir as infrações e melhorar a assistência farmacêutica. “A contratação de farmacêutico e a regularização das documentações são necessárias. A lei determina que toda farmácia tenha um profissional farmacêutico durante todo o horário de funcionamento do estabelecimento”, ressalta.

Já o presidente do CRF/SE, Marcos Rios, faz questão de lembrar que com um estabelecimento regularizado todos os lados saem ganhando. “O Conselho é encarregado de fiscalizar e monitorar a atividade profissional farmacêutica com o objetivo de cumprir e fazer cumprir o disposto na lei de criação dos Conselhos Federal e Regionais e tem a função precípua de garantir a assistência farmacêutica a população e empregabilidade, especialmente onde a responsabilidade técnica é restrita ao farmacêutico”, diz.

A iniciativa de ampliar a fiscalização aos finais de semana e horários não convencionais é parte do processo de melhorar a assistência farmacêutica no Estado, garante o presidente, que também é responsável pelo serviços de fiscalização do CRF/SE. “Temos estruturado cada vez mais a fiscalização pois acreditamos ser o caminho para a melhor assistência a população. Até então só tínhamos um farmacêutico fiscal, mas com a nova farmacêutica concursada, aquisição de veículos e sistemas estamos trabalhando para ampliar o raio de fiscalização no Estado”, comenta Marcos Rios.