Farmacêuticos são homenageados pela OPAS/OMS e Ministério da Saúde


placa-04052021_1ae782662ff1918789be49d.jpg

Farmacêuticos são reconhecidos como profissionais da linha de frente do combate à Covid-19 e, às vésperas do Dia do Trabalhador, 1ºde maio, foram homenageados pelo seu trabalho incansável em prol da saúde das pessoas.  Na última sexta-feira, 30/04, o presidente do Conselho Federal de Farmácia, Walter da Silva Jorge João, recebeu das mãos do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e da secretária de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde, do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro, uma placa de homenagem à categoria. O ato solene ocorreu durante a 4ª Reunião da Comissão Intergestora Tripartite – 2021, realizada na sede da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS). 

Na ocasião foi lançada a campanha “Proteja, Invista, Juntos – 2021: Ano Internacional dos Trabalhadores da Saúde e Cuidadores”, iniciativa da SGTES/MS, em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Consems) e a OPAS/OMS. A campanha atende ao chamado da OMS e visa à valorização dos trabalhadores da saúde, por meio de propaganda institucional, mas também de uma carta de intenções entre os órgãos participantes. 

“O talento humano nesta pandemia é o único recurso que não podemos expandir, porque não podemos comprar. Somente podemos desenvolver”, discursou a representante da OPAS/OMS, Socorro Gross. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, reiterou as palavras líder. “Os profissionais da saúde são o nosso grande ativo. São efetivamente os operadores do Sistema Único de Saúde. Externo o compromisso de continuar investindo nos profissionais da saúde do Brasil”, destacou. 

O presidente do CFF, Walter da Silva Jorge João, declarou-se honrado representar os mais de 230 mil farmacêuticos em um momento tão importante. “Essa homenagem é de cada um de vocês, colegas farmacêuticos, que não têm medido esforços ao se colocar à disposição da sociedade nessa pandemia.” Na solenidade também foram homenageados os médicos, os odontólogos e profissionais da enfermagem.

Fonte: CFF