Durante comemoração ao Dia do Farmacêutico realizada no último sábado, 6, a secretária municipal da Saúde de Aracaju, Goretti, Reis, apontou a necessidade de contratação de farmacêuticos para as unidades de saúde do município. Goretti adiantou a possibilidade de realização de concursos para os farmacêuticos.
A secretária explicou que a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) vai buscar se adequar as mudanças da legislação que determina a presença do farmacêutico em todas as unidades de saúde. "O quantitativo de farmacêuticos que temos hoje no município de Aracaju é insuficiente para atender essa normatização. A gente precisa adequar, ver na reestruturação de propostas para viabilizar um novo concurso público para programar o aumento do quantitativo desses profissionais", explica Goretti.
Goretti ainda informou que atualmente o município possui 27 farmacêuticos no quadro funcional."Só de unidades básicas temos 43, sem contar as duas unidades de pronto atendimento na Zona Norte e na Zona Sul e temos também o Centro de Especialidades Médicas (Cemar), no Siqueira Campos e Augusto Franco. Todos os dois tem unidades com dispensação de medicamentos, além da parte de logística", disse.
A secretária parabenizou a todos os farmacêuticos pela comemoração. "Quero parabenizar a todos os farmacêuticos do nosso Estado, em especial aos do município de Aracaju, que continuem se empenhando e se dedicandoa fazer o melhor pela questão da padronização e até ajudar os demais profissionais da saúde", destacou.