Comissão de Ética do CRF/SE implementa novas propostas

design-sem-nome_fb3aec56c7859a3043033.jpg

A Comissão de Ética do Conselho Regional de Farmácia de Sergipe (CRF/SE) apresentou duas novas propostas para os conselheiros na última reunião plenária ocorrida no dia 18 de fevereiro. Uma proposta está relacionada diretamente a justificativa de ausência do farmacêutico em seu estabelecimento de trabalho e, a segunda ideia é a confecção de um documento com orientações para alertar os farmacêuticos sobre as implicações éticas de se aplicar um atestado médico falso.

As três representantes da nova Comissão de Ética respondem sobre estas e outras informações nesta matéria. Confira!

CRF/SE - Vocês foram nomeadas em setembro de 2020 para a Comissão de Ética. Quais foram as primeiras ações desta nova equipe na Comissão de Ética?

Giselle Britto - Diante do desafio de assumir essa responsabilidade, a prioridade foi se apropriar das responsabilidades da comissão e assim na primeira reunião junto a diretoria do Conselho, em 02 de setembro de 2020, foi solicitado ao presidente, Dr. Marcos Rios, uma capacitação e um suporte administrativo para a condução das atividades. Então, em 08 de setembro, a diretoria do CRF-SE designou a funcionária Ingrid Dantas para dar suporte administrativo à comissão, bem como, articulou com outros conselhos atuantes a Capacitação dos membros da comissão. Dessa forma, em 10 e 11 de novembro de 2020, eu e Geovanna Cunha fomos a Curitiba para receber o treinamento pela Comissão de Ética do Conselho Regional de Farmácia do Paraná. A acolhida foi realizada pela presidente do CRF-PR, Dra Miriam Ramos, a qual apresentou a infraestrutura do CRF-PR. e o treinamento foi conduzido pela Dra. Ednéia Magri. Este encontro teve como foco explanar sobre as atividades da Comissão de Ética, o trabalho colaborativo conduzido junto a Fiscalização do Conselho e os resultados da sua atuação. Posteriormente, foram realizadas quatro reuniões que definiram as prioridades da Comissão. Por fim, a comissão foi apresentada aos Conselheiros na plenária do dia 26 de janeiro de 2021, onde foi explanado sobre as atividades já desenvolvidas, o fluxo do processo ético e as próximas ações da comissão.

CRF/SE - Quais são as principais preocupações da Comissão de Ética para esta gestão?

Geovanna Cardoso- Primeiro, organizar um fluxo de trabalho da comissão que possa ser continuado pelas próximas gestões. Segundo, inserir o tema “ética” no cotidiano do farmacêutico, desmistificando que a comissão de ética está apenas implantada para punir, inclusive o nosso maior foco será educar para prevenir que situações sejam encaminhadas para processo ético.

CRF/SE - Como está sendo trabalhar nesta pandemia?

Izadora Barros - Apesar de desafiador, de estarmos com restrições ao contato físico, a tecnologia permite uma aproximação remota da equipe. Dessa forma, a maior parte das reuniões ocorreram de maneira remota, o que, inclusive, por vezes facilitou conciliar as agendas.

CRF/SE - Esta semana vocês estão finalizando dois documentos importantes. Poderia explicá-los e apontar no que ele reflete diretamente a categoria?

Geovanna Cardoso- O primeiro documento encontra-se na sua versão inicial e foi apresentado na plenária do dia 18/02/2021 aos conselheiros para que eles possam dar sugestões de melhorias. Este documento, que chamamos inicialmente de check-list de Avaliação de Justificativa de Ausência, tem como objetivo facilitar a avaliação dos conselheiros do CRF/SE quanto às justificativas de ausência. Vale destacar que esta é uma das principais demandas oriundas da Fiscalização e encaminhadas mensalmente aos conselheiros para eles avaliarem se a justificativa apresentada está contemplada no código de ética e demais legislações vigentes. O segundo documento, converge com nossa proposta educativa e é um documento orientativo que tem como foco alertar os farmacêuticos sobre as implicações éticas de se aplicar um atestado médico falso.

CRF/SE- Quais estão sendo os maiores desafios para a Comissão?

Izadora Barros - Certamente a incorporação da Comissão dentro da rotina do Conselho e consequentemente a estruturação dos fluxos de trabalho.

CRF/SE- Quais são as ações futuras da Comissão de Ética?

Giselle Britto - Alinhar às ações com a fiscalização e estabelecer fluxo de ações permanentes com a Fiscalização do Conselho e construir vínculos com os Conselheiros

Conheça um pouco da formação de cada membro da Comissão de Ética:

Geovanna Cunha Cardoso. Farmacêutica, Mestre em Ciências Farmacêuticas (UFS), Chefe da Unidade de Farmácia Clínica do Hospital Universitário de Sergipe (EBSERH/HU-UFS)

Giselle de Carvalho Brito. Farmacêutica, Mestre em Ciências Farmacêuticas (UFS), Doutora em Ciências da Saúde (UFS), Professora do Departamento de Farmácia do Campus Lagarto da Universidade Federal de Sergipe. (presidente da Comissão de Ética)

Izadora Menezes da Cunha Barros. Farmacêutica, Mestre em Ciências Farmacêuticas (UFS), Doutora em Ciências da Saúde (UFS), Professora do Departamento de Farmácia do Campus Lagarto da Universidade Federal de Sergipe

Fluxograma da Instauração do Processo Ético

whatsapp-image-2021-03-03-at-14-55-45_4a6e010bd95af5d55c5f0fe.jpeg