CRF/SE DESTACA O CURSO DE FARMÁCIA DA UFS NA ATUAÇÃO NO COMBATE À COVID-19

Professores e estudantes somam esforços para auxiliar a sociedade durante a pandemia

img-6116_ba611b847b76c5f04b39b.jpg

O Conselho Regional de Farmácia de Sergipe (CRF/SE), como forma de agradecimento a todos os profissionais e estudantes que estão atuando no combate ao coronavírus, traz alguns destaques da Universidade Federal no âmbito da pandemia. De acordo com o presidente do CRF/SE, Marcos Rios, "os professores e estudantes de Farmácia da UFS, como era de se esperar, dada a qualidade técnica, virtude moral e solidária dos seus professores e estudantes, tem cumprido um papel de extrema importância no combate ao coronavírus em nosso Estado. Os pilares de pesquisa e extensão, mais do que nunca, tem demonstrado a importância estratégica das universidades no referencial social, haja vista que, possui capacidade técnica e estrutural já instaladas". Esse é também um momento para refletir o apoio e os investimentos necessários, acrescenta Marcos Rios.

Responsáveis por disseminação de conhecimento e descobertas científicas, as Universidades possuem três pilares: ensino, pesquisa e extensão. Com o primeiro paralisado desde março, a Universidade Federal de Sergipe (UFS) atua na linha de frente contra a doença através do ‘Comitê de Prevenção e Redução de Riscos para a Covid-19’. Neste momento, as ações da instituição, frente à pandemia, tem o intuito de manter a conexão com a sociedade e órgãos de saúde do Estado.

A fim de otimizar as atividades realizadas, existe uma força-tarefa por parte da comunidade acadêmica em diferentes áreas. De acordo com o Prof. Dr. Lucindo Quintans, pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, a UFS conta com mais de 70 iniciativas relacionadas a Covid-19. E o campo farmacêutico está presente em várias delas, uma vez que o conhecimento é multiprofissional e interdisciplinar.

Saúde e redes sociais

Apesar da grande quantidade de informações divulgadas por autoridades sanitárias e veículos jornalísticos, as dúvidas sobre o novo coronavírus permeiam a população diariamente. Foi a partir desse contexto que a Liga Acadêmica de Farmacologia Clínica de Lagarto (LAFAC-Lag) e o Centro de Informações sobre Medicamentos da UFS-Lagarto (CIMUFS-LAG) criaram a Central de Informações sobre a Covid-19. A comunicação é feita pelo aplicativo de mensagens (Whatsapp) e as respostas são divulgadas nas redes sociais do projeto. A Central é coordenada pela Profª. Tais Cristina Unfer e é formada por professores e estudantes de Farmácia.

A LAFAC-Lag também produz o podcast Princípio Ativo. O projeto já tem três episódios e está disponível neste link.

podcast-lafaclaq_1ba8537017c99a1d28a503.png

Produção de insumos

Desde o começo da pandemia materiais higiênicos se tornaram essenciais para a proteção contra a doença. A outra iniciativa do Departamento de Farmácia da UFS se baseia nessa demanda. Trata-se da produção de cerca de 6 toneladas de álcool em gel e álcool glicerinado, beneficiando diversas instituições públicas, filantrópicas e beneficentes de Sergipe. O que tem sido uma ação promissora a fim de auxiliar a população mais vulnerável e os profissionais que estão na linha de frente do combate à Covid-19.

francilene-e-equipe_e7f12844c5639d9fb8f862ed.jpg

A produção é feita por meio de um projeto de extensão e conta com os professores Adriano Antunes, coordenador do Laboratório de Ensaios Farmacêuticos e Toxicidade-LeFT, Francilene Amaral, conselheira regional do CRF/SE, Cláudio Lima, Rogéria Nunes e Marcelo Cavalcante, e cerca de vinte estudantes de graduação e pós-graduação na área de Farmácia.

Monitoramento da doença na população sergipana

A UFS tem atuado em realização de testes rápidos através de diferentes frentes. A primeira começou a partir de abril com o Termo de Compromisso entre a instituição, o Ministério Público do Trabalho (MPT-SE), Ministério Público Federal (MPF-SE) e Ministério Público do Estado de Sergipe (MP-SE) para a realização de 7.500 testes para o diagnóstico da doença em diversas cidades do estado.

A força-tarefa é coordenada pelo Prof. Lysandro Borges, do Laboratório Bioquímica Clínica da UFS. Vale ressaltar que essa iniciativa também já contemplou farmacêuticos e contou com o apoio do CRF/SE em junho deste ano.

Em maio, a Universidade também firmou parceria com o Governo de Sergipe para o desenvolvimento do projeto EpiSergipe com o intuito de acompanhar o grau de contaminação e os impactos da Covid-19 no estado. Construído em três subprojetos, o primeiro visa ampliar a testagem rápida para analisar e monitorar infectados em Sergipe.

logo-do-projeto-episergipe_23c10671aa1c872178c5275b9d.jpeg

O Prof. Lucindo Quintans explica que os dados levantados pelo subprojeto ‘Evolução da prevalência de infecção por SARS-CoV-2 em Sergipe’ tem resultado em inquéritos epidemiológicos que auxilia nas decisões de medidas restritivas ou de abertura do comércio, e até mesmo de outros direcionamentos tomados pelo governo do estado.

Pesquisa em medicamentos

A instituição foi a única contemplada em Sergipe, entre as seis do Nordeste, pelo Edital n°11/2020 – Fármacos e Imunologia que desenvolve ações de enfrentamento do novo coronavírus, com o projeto “Ivermectina veiculada em nanoformulações: uma inovação no tratamento de pacientes com Covid-19”.

O coordenador Prof. Adriano Antunes, também diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da UFS, afirma que os objetivos são voltados para novas formulações contendo ivermectina no tratamento da doença, com avaliação da cinética de liberação e a citotoxicidade. Bem como, a realização de estudos clínicos para investigar seus efeitos na evolução de manifestações clínicas e mortalidade.

Reconhecimento e valorização

A UFS está entre as 8 melhores instituições do Brasil, como aponta o World University Rankings 2021, de acordo com o Times Higher Education (THE).