CRF/SE estimula farmacêuticos a abrirem seu próprio negócio


A capacitação é um dos principais requisitos para alcançar sucesso no negócio. O Conselho Regional de Farmácia de Sergipe (CRF/SE) orienta aos farmacêuticos que desejam abrir uma farmácia a buscar capacitação na área de Gestão Farmacêutica. Só no último semestre do ano passado o CRF/SE promoveu uma capacitação sobre gestão farmacêutica com mais 100 profissionais.


"Antes de abrir uma farmácia é necessário ter domínio sobre o assunto para administrar bem, por isso, sempre buscamos trazer cursos para os farmacêuticos do Estado", explica a presidente do CRF/SE, Rosa de Lourdes Faria Mariz.


O farmacêutico Marcos dos Rios foi um dos profissionais que participou do curso de Gestão Farmacêutica e hoje já montou seu próprio negócio. Antes de se tornar farmacêutico proprietário, ele trabalhou durante oito anos em farmácia comunitária e na área acadêmica. "Quando estava na sala de aula incentivando os meus alunos a abrirem uma farmácia senti a necessidade de também ter a minha própria farmácia".


Empreendedorismo


Em um mercado competitivo como o atual, o farmacêutico aposta no diferencial para se destacar no ramo. Segundo Marcos alguns serviços farmacêuticos ainda não atingem a todas as farmácias de Sergipe. "O serviço farmacêutico é muito importante, pois vai desde a administração de injetáveis, a aferição arterial, teste de glicemia e a assistência aos pacientes", explica.


Experiência e capacitação são fatores importantes para quem deseja abrir qualquer negócio. Segundo Marcos, os recursos para abrir um negócio podem ser feitos de várias formas, mas é preciso conhecer o empreendimento. "Um ponto fundamental é ter experiência, pois aprendi a ser empregado e hoje conheço os dois lados da moeda. Além disso, fiz cursos na área de Gestão Farmacêutica antes de pensar no investimento", destaca.