CRF/SE participa da inauguração do núcleo de fitoterapia da Unit

unit-fito_a349e24443495fbe2bec88117bea5.jpeg

Na manhã desta terça-feira, o presidente do Conselho Regional de Farmácia de Sergipe (CRF/SE) Marcos Rios, acompanhado da Conselheira Federal de Sergipe, Fátima Aragão, participaram da solenidade de inauguração do núcleo de fitoterapia “Farmácia Viva” da Universidade Tiradentes (Unit). O projeto é dividido pelos cursos de Farmácia e de Ciências Biológicas da instituição e oportuniza para os alunos o contato direto com a comunidade, facilitando o uso racional das plantas medicinais nas Unidades Básicas de Saúde e comunidades adjacentes da Unit, além de possibilitar o desenvolvimento de produção científica e pesquisas sobre fitoterápicos.

Segundo Fátima, a inauguração deste núcleo é “um grande sonho e objetivo atingido pelo corpo docente e discente”. A Conselheira acrescentou ainda que, como ex-estudante da instituição, participar do evento foi bastante gratificante e aproveitou a oportunidade para agradecer à coordenação do curso de Farmácia da Unit: “demonstro a minha gratidão pela dedicação e competência que têm se feito presentes no gerenciamento do curso, ajudando a edificar o reconhecimento da profissão farmacêutica”.

Já o presidente Marcos Rios comenta o quanto é importante que o CRF/SE seja parceiro das universidades do estado. “Estamos aqui para somar e ajudar no que for possível, a fim de fortalecer a profissão. Acredito que as bases para uma profissão forte vêm desde a formação universitária dos futuros profissionais, então é muito importante que o Conselho atue junte às escolas de Farmácia fornecendo apoio nas ações realizadas por estas”, explica Marcos. Ele acrescente ainda que o CRF/SE, através da sua Comissão de Educação e Ensino, tem desenvolvido ações para contribuir na formação dos estudantes de Farmácia. Ele cita, por exemplo, o I Fórum Sergipano de Discussão sobre as Diretrizes Curriculares do Curso de Farmácia, que acontecerá nos dias 16 e 17 de maio. O evento, que é voltado justamente para os professores e coordenadores do curso de Farmácia do estado, contará com a presença da professora Zilamar Fernandes, do Conselho Federal de Farmácia e busca fomentar o debate sobre o ensino da Farmácia no estado.