CRF/SE REALIZA CICLO DE PALESTRAS SOBRE ATUAÇÃO DO FARMACÊUTICO NA ATENÇÃO BÁSICA

Evento contou com a presença de profissionais de Sergipe e Alagoas

Neste sábado, 23 de fevereiro, o Conselho Regional de Farmácia de Sergipe (CRF/SE) realizou mais um Ciclo de Palestras. O evento contou com a presença do farmacêutico Robert Nicácio, que falou sobre a atuação do farmacêutico no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e da farmacêutica Thaciana Alcântara, que falou sobre as estratégias de implantação dos serviços clínicos farmacêuticos nas Unidades Básicas de Saúde.

Segundo Robert, "muitos colegas estão inseridos no Nasf mas veem o trabalho de maneira engessada e não sabem quais caminhos seguir. Então, baseado nessa experiência, eu resolvi criar essa palestra pra compartilhar com colegas e estudantes essa experiência que eu tive". O farmacêutico, que atua profissionalmente há 16 anos, conta que trabalhou no Nasf durante 6 anos e que é um local promissor para a atuação na área da Farmácia. "A gente se sente muito útil porque tem uma versatilidade muito grande no papel do farmacêutico. É bem interessante para o profissional que gosta de lidar com gente". Por fim, ele explica o que é o Nasf, ressaltando que se trata de uma equipe multidisciplinar que apoia o trabalho das Unidades de Saúde da Família, através da educação em saúde.

Já Thaciana explica que, durante 10 anos, ela tem feito parte do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Farmácia Social da UFS (Lepfs-UFS) e, nesse período, participa "direta e indiretamente de pesquisas sobre a implantação de serviços clínicos farmacêuticos nas unidades de saúde". Thaciana explicou ainda que a ideia da palestra foi trazer o tema voltado tanto para unidades básicas de saúde quanto para ambientes hospitalares, focando em casos práticos e tentando descobrir estratégias para superar as barreiras encontradas.

Educação Permanente

O Ciclo de Palestras faz parte do programa de Educação Permanente do CRF/SE e é a segunda atividade do projeto realizada no ano. Para o Diretor Tesoureiro da instituição, Fábio Ramalho, "é bastante gratificante dar continuidade a esses eventos de Educação Permanente". Ele acrescenta ainda: "Esse Ciclo foi um sucesso de inscrições e agradecemos a confiança de todos os profissionais e estudantes".

Para o público, a opinião de que foi um sucesso também é a mesma. Esse é o caso, por exemplo, da farmacêutica Luiza Miranda, residente em Saúde da Família no Hospital Universitário da UFS. Ela conta que já foi a outros eventos do Conselho e que é sempre gratificante. "A educação permanente realizada pelo Conselho de Farmácia é de suma importancia para que os profissionais estejam sempre se qualificando e se reciclando em relação ao conhecimento, além de trocar experiências", explica.

Mas, essa opinião também é compartilhada pelas pessoas que foram ao Conselho pela primeira vez. Joana Maria é estudante do curso de Farmácia na UFS Campus Lagarto e conta que o tema do Ciclo de Palestras trata justamente do tema do seu TCC, então resolveu comparecer ao evento. "Estou achando bem interessante, é uma iniciativa muito boa do Conselho para os profissionais e estudantes". Ela acrescenta ainda que o Ciclo é uma "oportunidade de aumentar conhecimentos e poder observar outras vivências de profissionais de outros estados".

Todos os eventos educativos realizados pelo Conselho são gratuitos e abertos a profissionais e estudantes do curso de Farmácia.