Farmacêuticos sergipanos são vacinados na primeira fase de imunização da Covid-19

farmaceuticos-vacinados-huse_75fca54365b8daf1dd7a0.jpg

Os dois primeiros farmacêuticos a serem vacinados no Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho são da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Kelly Barreto, farmacêutica assistencial da UTI Covid e, Genaldo Júnior, farmacêutico da UTI, foram contemplados com a primeira dose da vacina e imunizados na manhã desta quarta-feira, 20, data que se comemora o Dia do Farmacêutico.

A farmacêutica, Kelly Barreto, já testou duas vezes positivo no exame de PCR em períodos diferentes e estava ansiosa para ser vacinada. “Estou muito feliz em ter sido beneficiada com a primeira dose da vacina. A expectativa e ansiedade eram grandes. Me sinto mais protegida e presenteada, já que ontem foi meu aniversário e hoje é o dia do profissional da Farmácia”, diz ela, acrescentando que espera que em breve todos possam ser imunizados para que e o vírus ser vencido.

Apesar de ter contato com colegas que tiveram Covid-19, os exames de Genaldo Júnior testaram negativo para a doença. Ele conta que como as doses que chegaram no Estado foram restritas, a fila foi respeitada pela prioridade aos profissionais mais expostos aos pacientes. “Hoje é um dia histórico para nós enquanto profissional de saúde. Com certeza foi um presente e a felicidade é maior ainda em saber que estamos no caminho certo da busca pela saúde”, ressalta o farmacêutico, ao informar que no dia 10 de fevereiro tomará a segunda dose.

Huse

A vacinação no Hospital João Alves Filho começou na terça-feira, 19, e deu continuidade na manhã desta quarta-feira, 20, iniciando pelos profissionais de saúde que atuam na linha de frente no combate à Covid-19.  Técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (responsáveis pela coordenação da vacinação), se uniram com gestores do hospital que já estavam com toda a programação montada para realizar a vacinação de forma itinerante, pelas áreas que tratam do Coronavírus. Inicialmente foram disponibilizadas no período da manhã 300 doses do imunizante que poderá chegar no final da primeira fase a 1.700 colaboradores imunizados da linha de frente.

A gerente de suprimentos e assistência farmacêutica do Hospital, Maria Estela Santana, conta que cinco farmacêuticos foram vacinados respeitando os critérios estabelecidos pela campanha. “Os demais farmacêuticos do Huse serão vacinados na segunda etapa com outros profissionais”, explica ela, que também não foi vacinada.

Farmacêuticos em Sergipe

O Plano de Vacinação foi definido pelas Secretarias de Saúde do Estado e município de Aracaju,  atendendo os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Cabem a eles também, a definição da ordem de prioridade da vacinação dos farmacêuticos. Mas o  Conselho Regional de Farmácia de Sergipe (CRF/SE) informa que estará acompanhando a vacinação dos farmacêuticos, desejosos que sejam cumpridos o compromisso com a categoria, que está na linha de frente em diversos campos de batalha.

Na primeira  etapa do Plano de Vacinação de Sergipe  estão sendo vacinados os trabalhadores da saúde, que estão na linha de frente do combate à pandemia, a exemplo dos que atuam em UTI’s, seguido dos profissionais que trabalham em urgências, leitos de estabilização e de idosos que residem em abrigos ou asilos. Logo após, será a vez dos idosos com mais de 80 anos; seguidos dos idosos com idade entre 75 a 79 e, na sequência, dos idosos de 70 a 74 anos. Em outra fase, serão imunizados os idosos acima de 60 anos, divididos em subgrupos.