CRF/SE REALIZA CICLO DE PALESTRAS SOBRE SERVIÇOS DE INFORMAÇÕES SOBRE MEDICAMENTOS

whatsapp-image-2019-07-18-at-8-28-51-pm_a4dbcba2b4e82b96e21f4.jpeg

Na última quinta-feira, 18 de julho, o Conselho Regional de Farmácia de Sergipe (CRF/SE) promoveu mais uma ação voltada para a educação permanente dos seus profissionais. O evento contou com duas palestras que tiveram como objetivo embasar os participantes para que eles possam montar um centro ou serviço de informações sobre medicamentos. Para isso, foram convidadas a professora Taís Cristina Unfer, do Centro de Informações sobre Medicamentos da UFS – Campus Lagarto (CIMUFS-LAG) e a farmacêutica Keila Xavier Alencar Alves, do Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE), que faz parte do serviço de informações sobre medicamentos. O Diretor-Tesoureiro do CRF/SE, Fábio Ramalho, explica que as profissionais apresentaram “como montar, quais foram os desafios, quais foram os facilitadores e também o seu dia a dia, os formulários, os parceiros e os números dos indicadores desse período que já estão em funcionamento”. Ele destaca ainda que se trata de um compromisso da Gestão do CRF/SE promover no mínimo uma ação de educação permanente por mês e, em julho, essa já é a terceira realizada. Ao falar disso, o Diretor reforça a importância da educação permanente para os profissionais e estudantes.

A professora Taís Cristina Unfer, uma das palestrantes, também ressalta a necessidade de se investir na educação. “Essas palestras periódicas são fundamentais para a continuidade do conhecimento do profissional e sua atualização e são essenciais para ele se manter sempre motivado a buscar algo novo”, conta. Taís é também uma das responsáveis pelo CIMUFS-LAG e explica que o Centro funciona desde 2017 e ainda está em fase de implantação, tem como objetivo prestar informações à população sobre o uso correto dos medicamentos. Ela prossegue ainda dando destaque a importância do profissional farmacêutico nesse contexto. “É necessário notar como estamos inseridos na luta pelo Uso Racional de Medicamentos e ver como a nossa profissão é importante para promover a segurança do paciente”, explica.

Já a outra palestrante, Keila Xavier Alencar Alves, é a coordenadora do Serviço de Informações de Medicamentos (SIM) do HUSE. Keila esclarece que é necessário fazer uma distinção essencial entre Centro de Informações sobre Medicamentos e Serviço de Informações sobre Medicamentos. Segundo ela, a principal diferença é que o Centro tem como objetivo atender à comunidade, enquanto o Serviço é voltado para os outros profissionais da saúde dentro de uma mesma instituição. “O centro abrange a comunidade no geral e o serviço abrange os profissionais do hospital, tais como enfermeiros, técnicos etc”, justifica. “A gente tira dúvidas, protocola as demandas e responde aos profissionais da saúde, então é algo mais interno”, prossegue descrevendo a atuação.

O tema tratado durante as palestras despertou o interesse de diversos profissionais. É o caso, por exemplo, de Renata Martins, farmacêutica formada há dois anos pela Universidade Federal de Sergipe. Renata conta que, desde que se graduou, ela teve mais experiência trabalhando na área da farmácia comunitária. Mas, recentemente, ela está realizando uma pós-graduação em Farmácia Oncológica e Hospitalar e, devido a isso, o tema do evento do CRF/SE se demonstrou interessante para ela. “A gente tem que sempre estar buscando novos conhecimentos”, afirma. “Essa parte [da Farmácia] é maravilhosa, porque o contato é bem maior e reconhece o farmacêutico para além da sua responsabilidade de dispensar medicamentos”, finaliza.

Com o objetivo de contribuir com o Uso Racional de Medicamentos e fortalecer as ações realizadas nesse sentido, o CRF/SE firmará em breve uma parceria com o CIMUFS-LAG. “Vai passar a ser um serviço também prestado pelo CRF/SE. Nesse convênio, teremos no nosso site um link no qual as pessoas irão acessar, fazer seus questionamentos e as dúvidas irão diretamente para o CIM de Lagarto. Então, dentro de um prazo estipulado, eles irão emitir as respostas diretamente ao usuário”. Atualmente, a pessoa que tiver interesse sobre medicamentos e quiser entrar em contato com o CIMUFS-LAG pode fazê-lo através do e-mail cimufslag@gmail.com ou do telefone (79) 3632-2010.

23/07/2019 14:51