CRF/SE realiza Reunião Plenária na Universidade Federal de Sergipe
EVENTO CONTOU COM A PRESENÇA DO REITOR DA INSTITUIÇÃO, DR. ANGELO ROBERTO ANTONIOLLI, PROFESSORES DO CURSO DE FARMÁCIA E ESTUDANTES

whatsapp-image-2019-07-22-at-2-31-26-pm_da6d385539e6d2522a28274.jpeg

Na noite da última terça-feira, 16 de julho, o Conselho Regional de Farmácia de Sergipe (CRF/SE) realizou a sua 7ª Reunião Plenária Ordinária do ano de 2019, na Universidade Federal de Sergipe (UFS). A ideia de realizar a ação “Plenária nas Universidades” é parte do projeto “Educar pra Fiscalizar”, que tem como objetivo aproximar os profissionais e estudantes do Conselho a partir de um viés educativo. Essa foi a segunda edição do evento, sendo a primeira realizada na Universidade Tiradentes (Unit), no mês de maio.  Para o presidente do CRF/SE, Marcos Rios, “é uma honra para todo este Plenário poder ser acolhido pela instituição, seus mestres e alunos”. Dando prosseguimento à sua fala, Marcos acrescenta ainda: “Com esse projeto, o CRF/SE busca aprimorar a assistência farmacêutico no estado através da melhoria do processo de fiscalização, provendo a educação como mecanismo de mudar atitudes e comportamentos. Além disso, buscamos reforçar o conhecimento dos farmacêuticos e estudantes e orientá-los acerca do exercício profissional”, explica.

Uma das presenças ilustres da noite, foi o reitor da UFS, Angelo Roberto Antoniolli. Segundo ele, que também é farmacêutico e foi um dos fundadores do curso de Farmácia na instituição, “receber o Conselho de Farmácia aqui nos traz a reflexão e o debate da importância da Farmácia no nosso estado”. O reitor ressalta também a importância da educação e das Universidades Públicas neste processo. “É pela educação que faremos a diferença nesse país”, afirma. “Precisamos de um farmacêutico que tenha uma educação profissional humana, com seu papel bem definido, que olhe para as políticas públicas, para o consumo de medicamentos consciente e para a qualidade de vida da nossa gente”, finaliza.

Para o corpo docente da instituição, a iniciativa de realizar a Plenária também foi bastante positiva. Isso pode ser visto, por exemplo, na fala de Lysandro Borges, professor do curso de Farmácia da UFS. De acordo com ele, “essa é uma oportunidade única de união do Conselho com a Universidade”. Ele destaca ainda a necessidade de realizar ações como essa em prol do fortalecimento da profissão farmacêutica. “Estamos passando por um momento de agressões por todos os lados, então agora mais do que nunca, a necessidade de união de todas as instituições é imprescindível”, explica o professor, referindo-se aos Projetos de Lei que têm sido propostos para a venda de medicamentos em supermercados e outros locais sem a assistência do farmacêutico. “Precisamos enxergar o farmacêutico como defensor do medicamento e da pessoa que o utiliza, em prol da saúde da população”, conclui.

Já para os alunos presentes na noite, pensar essa aproximação é necessária para que eles tenham conhecimento da função do Conselho de Farmácia. “É de extrema importância que a gente participe das Plenárias do Conselho, uma vez que seremos futuros farmacêuticos”, conta Gilson Bispo, estudante do 5º período de Farmácia da UFS e Diretor de Políticas Sociais do Centro Acadêmico de Farmácia Cezartina Régis (CAFCER). Bruno Lucena, também estudante da instituição, acrescenta à fala de Gilson que esta é a primeira vez que vários dos alunos conseguem participar de alguma Plenária do Conselho, como é, por exemplo o seu caso. Ele conta ainda que também participou da 2ª edição do Projeto “Conselheiro por um dia”, realizada na tarde do mesmo dia  e que, para ele, “o fato de o evento ser na minha universidade faz com que eu me sinta muito grato. Está sendo uma oportunidade única e não tenho palavras para mensurar o que estou vivendo aqui”, complementa.

As ações das “Plenárias nas Universidades” irão acontecer em outras instituições de ensino do estado nos próximos meses. O CRF/SE divulgará com antecedência quando for realizada a próxima edição.

22/07/2019 14:32