Tarde de oficina encerra fórum sobre as diretrizes curriculares do curso de Farmácia do CRF/SE

whatsapp-image-2019-05-21-at-2-41-56-pm_68bfd54a44494d443fda9ac692.jpeg

Na tarde do dia 17 de maio, sexta-feira, o Conselho Regional de Farmácia de Sergipe (CRF/SE) realizou as últimas atividades do “I Fórum Sergipano de Discussão sobre as Diretrizes Curriculares do Curso de Farmácia”. O evento teve início na quinta-feira, 16, e durante os dois dias, professores e coordenadores dos cursos de Farmácia do estado debateram sobre as novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) e trocaram experiências sobre as instituições.

Para finalizar a atividade, foi realizada uma oficina que buscou resgatar as temáticas tratadas e aplica-las no planejamento de um currículo por competência, a partir de uma perspectiva teórico-prática. A oficina ministrada pelos professores Divaldo Lyra e Wellington Barros e pela professora Alessandra Mesquita, os três da Universidade Federal de Sergipe (UFS) – Campus São Cristóvão.

Segundo Divaldo, o ponto forte do evento foi a possibilidade de troca de experiências entre as instituições do estado. “Acho que isso traz uma riqueza de oportunidades pra que a gente possa construir currículos mais harmônicos e ao mesmo tempo integrados ao mundo do trabalho, com caráter mais inovador e formativo”, ressalta.

Já a professora Alessandra Mesquita, que também é parte do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Farmácia da UFS São Cristóvão, explica que o objetivo da oficina foi também focar na questão da aplicação de metodologias ativas, pensando estratégias de como inserir o aluno na prática de ensino na comunidade. Ela acrescenta ainda que eventos semelhantes a esse têm sido realizados em todo o Brasil e destaca a importância de Sergipe também sediar essas discussões. “Na minha opinião, é essencial. A gente vê que na maioria dos estados os fóruns sobre ensino e educação farmacêutica têm funcionado fazendo com que as universidades e faculdades coloquem essa mudança na prática. É um momento de compartilhamento e troca de conhecimento entre as instituições que é viabilizado por conta do Conselho”, afirma.

Por fim, o professor Wellington Barros conta que, durante a sua fala, ele trouxe à tona o fato de que as Novas Diretrizes Curriculares são fruto de uma mudança paradigmática na estratégia pedagógica para o ensino da Farmácia. “Busquei mapear as diferenças entre uma pedagogia baseada em competências e uma pedagogia baseada em conteúdos. Esta última fundamenta uma estrutura curricular baseada em disciplinas, na qual o conteúdo acaba sendo o mais importante”, explica. “Nesse novo paradigma da pedagogia por competências, o conteúdo passa a não ser o aspecto fundamental da formação e sim a demonstração da capacidade e do desempenho de determinadas tarefas, o que demonstraria a competência do egresso em executar as atribuições e atividades demandadas pela sociedade e pelo mercado”, conclui.

O fórum foi realizado pela Comissão de Educação e Ensino do CRF/SE e foi a primeira ação de outras que a Comissão ainda pretende realizar. Em breve, serão divulgadas mais ações educativas promovidas pelo CRF/SE.

21/05/2019 14:41