CRF/SE realiza Fórum sobre as novas diretrizes curriculares do curso de Farmácia
EVENTO CONTA COM A PRESENÇA DA PROFESSORA ZILAMAR FERNANDES, DO CFF

whatsapp-image-2019-05-16-at-2-01-34-pm_27031e3786b37f68d927ed.jpeg

Nesta quinta-feira, 16 de maio, o Conselho Regional de Farmácia realizou o primeiro dia do “I Fórum Sergipano de Discussão sobre as Diretrizes Curriculares do Curso de Farmácia”. O evento, que está acontecendo na Universidade Tiradentes (UNIT), tem como objetivo discutir os desafios para a implementação das Novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para os cursos de Farmácia determinadas pelo Ministério da Educação (MEC). Na ocasião, foram trazidas também experiências das universidades na implantação dessas diretrizes.

Segundo Marcos Rios, presidente do CRF/SE, o evento é uma oportunidade única para professores e coordenadores dos cursos de Farmácia “debaterem a formação dos novos profissionais farmacêuticos, a partir da discussão dos processos de ensino-aprendizagem que favoreçam o desenvolvimento construtivista do conhecimento”. O presidente acrescenta ainda: “acreditamos que compreendendo o processo de formação, compreendamos o futuro da nossa profissão”.

A iniciativa é inédita no estado e contou com a presença da professora Zilamar Fernandes, assessora do Conselho Federal de Farmácia, que explica que as instituições devem implementar as novas DCNs no prazo máximo de outubro deste ano. “A partir dessa data, todos os cursos obrigatoriamente deverão ter uma nova matriz curricular com essa nova concepção de ensino”, esclarece a professora. “Só que essa nova concepção é algo extremamente complexo, que movimenta não apenas aspectos técnicos e cognitivos, mas também recursos humanos e infraestrutura nas instituições. Então é importante que a gente tenha esse momento de diálogo e esclarecimentos”, complementa.

Já Juliana Dantas, coordenadora do curso de Farmácia da UNIT, destaca alguns aspectos sobre as novas DCNs, que já foram implantadas na instituição desde o início deste ano. “As novas diretrizes vieram realmente em um momento muito oportuno, onde a gente precisa reavaliar nossas práticas para proporcionar qualidade para os nossos egressos. Elas vêm com o objetivo de promover a qualidade de ensino para os nossos futuros farmacêuticos”, afirma após destacar que a UNIT foi a primeira universidade do estado a implantar essas mudanças.

O evento contou ainda com a participação da coordenadora do curso de Farmácia da Universidade Federal de Sergipe (UFS) – Campus São Cristóvão, Dulce Marta Schimieguel, que ressalta a importância da ação. “Nós ainda estamos com muitas dúvidas em relação à implantação das novas DCNS, então tanto a presença da professora Zilamar, para sanar essas dúvidas, quanto a discussão com os outros cursos vão contribuir para essa qualidade do nosso curso na UFS”, afirma. “O Conselho está de parabéns por essa iniciativa”, conclui. Na ocasião, esteve presente também o professor Divaldo Lyra, da UFS – São Cristóvão, que concorda com a professora Dulce sobre a importância do evento. “Como a gente está em um processo de mudança curricular, achei muito oportuno um estado pequeno como Sergipe, que tem poucas instituições, trazer algo que possa de alguma maneira harmonizar o ensino e a formação do farmacêutico do estado, de modo que todos tenham as mesmas oportunidades e consigam desempenhar muito bem sua função em nível profissional”, destaca Divaldo.

Por fim, Elisdete Santos, secretária-geral do CRF/SE e professora da UFS – Lagarto afirma que este foi um ganho muito bom para a categoria no estado. Elisdete também faz parte da Comissão de Educação e Ensino do Conselho e explica ainda que o evento foi motivado por uma demanda notada pela Comissão. “Estávamos notando que havia muitas dúvidas acerca da implementação das novas DCNs, então, então resolvemos promover esse evento, pois as mudanças realmente são muito grande”, destaca. “Eventos como esse devem acontecer mais vezes e eu acho que discutir isso é sempre muito válido e muito positivo”, conclui.

17/05/2019 09:59