DIRETORIA DO CRF/SE PARTICIPA DE INAUGURAÇÃO DA FARMÁCIA UNIVERSITÁRIA DA UFS

whatsapp-image-2019-03-22-at-1-25-28-pm_b87655bcf111f5ee84c52f354deb99.jpeg

Na manhã desta sexta-feira, 22 de março, Larissa Feitosa Carvalho, vice-presidente do Conselho Regional de Farmácia de Sergipe (CRF/SE), e Elisdete Santos, secretária geral da instituição, estiveram presentes na inauguração da Farmácia Universitária da Universidade Federal de Sergipe (UFS). A Farmácia funcionará dentro da Unidade Básica de Saúde (UBS) José Maria Figueroa, localizada no conjunto Eduardo Gomes, e irá prestar atendimento farmacêutico gratuito à população.

“Será um local onde prestaremos um serviço de qualidade para a população de São Cristóvão, especificamente do bairro Eduardo Gomes, e também um local de aprimoramento da formação de nossos discentes, que passarão por essa Farmácia Universitária”, explica a professora Dulce Marta Schimieguel Mascarenhas Lima, chefe do Departamento de Farmácia da instituição. Ela acrescenta ainda que “o curso de Farmácia da UFS está em festa hoje e com certeza essa parceria é o início de novos trabalhos que faremos aqui no futuro”.

Já a vice-presidente do CRF/SE destaca a importância dessa inauguração para o fortalecimento da categoria farmacêutico e da saúde pública no estado. “Como a Farmácia Universitária da UFS foi inserida dentro de uma UBS, trata-se de uma parceria da universidade pública com a saúde pública. No momento que estamos vivendo, do reforço da tentativa de não desmonte do SUS, a inauguração dessa Farmácia é carregada de simbologias muito positivas”, comenta Larissa. A farmacêutica conta ainda que, durante a sua graduação, foi coordenadora do Centro Acadêmico e representante discente do curso de Farmácia e, para ela, enquanto ex-aluna da instituição, “é uma alegria muito grande participar desse momento. É uma luta que foi iniciada praticamente desde a inauguração do curso e que só agora teve resultados concretos”.

A satisfação também se mostra presente no pronunciamento da secretária geral do CRF/SE, Elisdete Santos. Ela, que também é professora da instituição, porém no Campus de Lagarto, ressalta que a iniciativa está de acordo com as novas diretrizes que vêm sendo adotadas pelos cursos de Farmácia. “Foi muito importante estarmos presentes, pois é um marco na história do curso. Vai ser um ambiente de atendimento, de treinamento e faz parte das mudanças implementadas pelas Novas Diretrizes Curriculares”. Elisdete reforça ainda que essa é uma oportunidade de os estudantes aprenderem na prática o que é visto na teoria e conclui: “nós do CRF/SE estamos muito felizes com o convite e sabemos que a iniciativa vai ser importante para a formação e a atuação dos profissionais farmacêuticos em Sergipe”.

22/03/2019 17:50