I CURSO DE METODOLOGIA CIENTÍFICA E ESTATÍSTICA DA SBRAFH-SE É REALIZADO NO CRF/SE

Na tarde dos dias 7 e 8 de fevereiro, foi realizado pela Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar – Sergipe (Sbrafh-SE) o “I Curso de Metodologia Científica e Estatística: Preparação para Submissão de Artigos e Trabalhos de Congresso”. O evento foi apoiado pelo Conselho Regional de Farmácia de Sergipe (CRF/SE) e teve como objetivo preparar os profissionais para a melhor redação de resumos para congresso e artigos científicos. “Em maio, vai ser realizado o Congresso da Sbrafh em Fortaleza e os profissionais podem submeter artigos tanto para esse congresso quanto para a revista científica da Sbrafh. Então, realizamos esse evento na intenção de preparar o público nessa perspectiva”, explica Helena Ferreira Lima, Diretora Técnica da Sociedade. Helena explica ainda que a submissão não é restrita apenas às pessoas que estão envolvidas no ambiente acadêmico. “Profissionais que estão fora da academia também podem enviar os seus trabalhos, desde que sejam seguidas as orientações indicadas para a submissão”, ressalta.

O curso contou com a presença de dois professores: Adriano Antunes de Souza Araújo, que falou sobre Estatística, e Paulo Henrique Santos Andrade, que focou nos temas relacionados à Metodologia Científica. “Dentro dessa temática, dei mais destaque para a escrita de resumos científicos”, explica o professor Paulo Henrique. No entanto, ele ressalta que a sua palestra não ficou restrita a esse tipo de trabalho. “A gente tentou trazer também outras questões, tratando da escrita acadêmica de maneira geral”.

Apesar de o curso ter sido realizado por uma instituição de farmacêuticos, o público foi bastante variado e contou também com a presença de profissionais de outras áreas da saúde. Esse é o caso, por exemplo, de Ana Liz Matos, enfermeira e mestranda do Programa de Pós-Graduação de Ciências Aplicadas da Saúde da Universidade Federal de Sergipe – Campus Lagarto. Ana Liz conta que ficou sabendo do evento através de uma colega farmacêutica e se interessou pelo tema. “Essa área de metodologia científica e estatística acaba sendo comum para todas as áreas da saúde, principalmente no que diz respeito à pesquisa, então é sempre bom agregar o conhecimento”, explica. “O curso com certeza vai me auxiliar na redação dos meus trabalhos acadêmicos futuros”.

O profissional que tiver interesse em saber mais informações sobre as publicações deve acessar o site da instituição sbrafh.org.br.

11/02/2019 14:29