CRF/SE REALIZA ENCONTRO COM COMISSÕES ASSESSORAS

Nos dias 21 e 22 de janeiro, o Conselho Regional de Farmácia de Sergipe (CRF/SE) realizou o I Encontro das Comissões Assessoras da gestão 2018/2019. Na ocasião, os membros de cada comissão se reuniram para discutir as ações que poderão ser desenvolvidas por elas e de que forma elas podem auxiliar na atuação do Conselho de Farmácia.

As Comissões Assessoras, como explica o Diretor Tesoureiro do CRF/SE, Fábio Ramalho, são órgãos consultivos de apoio à gestão do Conselho que reúnem profissionais farmacêuticos dispostos a colaborar com o debate e o encaminhamento de propostas para a melhoria da profissão no estado. “A profissão farmacêutica tem mais de 130 áreas de atuação, então é difícil para o Conselho conseguir contemplar as necessidades de todas elas”, explica Fábio. “Além disso, queremos também atingir os profissionais do interior do estado, que às vezes não tem tanto contato conosco pois a nossa sede é na capital. Devido a essas necessidades, as Comissões Assessoras são justamente para assessorar a Diretoria do CRF/SE nas ações que podem ser desenvolvidas para contemplar o maior número possível de farmacêuticos”.

Como atuação dessas Comissões, pode-se destacar, por exemplo, o trabalho que será realizado pela Comissão de Educação e Ensino, que é composta por representantes dos cursos superiores de Farmácia do estado. Segundo o professor e farmacêutico Rafael Ciro Marques Cavalcante, Chefe do Departamento de Farmácia da UFS Campus Lagarto, “a ideia é que o CRF/SE nos apoie nas melhorias que buscamos implementar nas graduações, principalmente nas adequações das Novas Diretrizes Nacionais Curriculares para o curso de Farmácia, que devem ser implantadas nos próximos dois anos”, explica.

Outra comissão que esteve em pauta no Encontro foi a de Novas Áreas de Atuação e Práticas Integrativas. Para a farmacêutica Pollyana Farias Castro Pereira de Lyra, um dos membros dessa comissão, “o objetivo é levantar as novas áreas de atuação do farmacêutico e como elas têm se articulado dentro do mercado de trabalho”. Ela acrescenta ainda: “Temos bastantes profissionais atuando nessas novas áreas, então precisamos ter mais conhecimento sobre elas visando uma maior integração da classe”.

Atualmente, o CRF/SE conta com 14 Comissões Assessoras, que são: Ética, Parlamentar, Assistência à Mulher Farmacêutica, Farmácia Comunitária e Magistral, Análises Clínicas, Educação e Ensino, Educação Permanente, Jovem Farmacêutico, Novas Áreas de Atuação e Práticas Integrativas, Farmácia Hospitalar e Clínica, Farmácia do Setor Público, Farmácia do Interior, Empreendedorismo e Assistência Social do Farmacêutico.

28/01/2019 17:55