REUNIÃO PLENÁRIA DO CRF/SE TEM HOMENAGENS AO DIA INTERNACIONAL DO FARMACÊUTICO

O Dia Internacional do Farmacêutico foi comemorado na última terça-feira, 25 de setembro e, para celebrar a data, a Diretoria do Conselho Regional de Farmácia de Sergipe (CRF/SE) homenageou os farmacêuticos sergipanos através da figura de profissionais representativos para a categoria no estado. A homenagem foi realizada durante a Reunião Plenária Ordinária de setembro do CRF/SE, que aconteceu na noite da última quinta-feira, 27 de setembro.

Na ocasião, foram entregues aos profissionais certificados de agradecimento pelos serviços farmacêuticos prestados à sociedade sergipana. “Estas homenagens são o reconhecimento da figura do profissional que deve promover a saúde através da utilização dos medicamentos e produtos para a saúde e salvaguardar a sociedade dos riscos associados a estes”, explica Marcos Cardoso Rios, presidente do CRF/SE. “Estes profissionais já vêm há anos trabalhando para melhorar a assistência à saúde e o reconhecimento, que pode parecer tardio, demonstra nossa profunda admiração por estes profissionais e pela profissão. Grandes nomes fazem a profissão mais forte e dar visibilidade a estes nomes é mostrar a sociedade o valor desta profissão”.

Os homenageados

Os oito profissionais farmacêuticos agraciados com a homenagem prestada pelo CRF/SE foram: Adalberto Dantas Canuto Júnior, Ângelo Roberto Antoniolli, Antônio de Pádua Pereira Pombo, Antônio Vital Souza Cerqueira Júnior, Inês Santana Teles Sanjuan, Maria de Fátima Cardoso Aragão, Salviano Augusto de Almeida Mariz e, por fim, Cesartina Regis de Amorim (in memorian). Apesar de nem todos poderem estar presentes na ocasião, todos eles possuem uma importante contribuição para a profissão no estado dentro das suas áreas de atuação.

Para Maria de Fátima Cardoso Aragão, Conselheira Federal Eleita de Sergipe, receber essa homenagem do CRF/SE foi inesperado. Porém, ela destaca que é gratificante poder estar nessa posição e completa: “Com esse reconhecimento, vem grandes responsabilidade. Então, continuarei lutando e fazendo máximo que posso pela minha categoria”.

Já Antônio de Pádua Pereira Pombo, coordenador da Vigilância Sanitária Estadual e ex-fiscal do CRF/SE, aproveita a ocasião para ressaltar a importância da profissão farmacêutica e para relembrar os desafios que ela ainda enfrenta no estado de Sergipe. “Infelizmente, ainda não temos profissionais em números suficiente para atender todas as demandas, principalmente porque o curso de Farmácia é relativamente novo no estado. [...] A população ainda precisa de mais assistência farmacêutica”, afirma. “Então, esses momentos de valorização da profissão são muito importantes”, conclui.

Outro homenageado da noite foi o farmacêutico fiscal do CRF/SE Antônio Vital Souza Cerqueira Júnior. Essa é a segunda vez que o Conselho lhe agradece pelos serviços prestados à profissão e à população e, para ele, é necessária essa valorização do cargo de farmacêutico fiscal. “É uma atribuição que não é fácil. O profissional deve ter uma extrema dedicação e bastante conhecimento da lei”, explica. “Hoje em dia, a farmácia é também uma instituição de saúde, então cabe ao fiscal, no exercício da sua atribuição, fiscalizar a atuação dos farmacêuticos, valorizando os bons profissionais e protegendo a sociedade”, conclui.

Por fim, é importante ressaltar a figura da farmacêutica Cesartina Regis de Amorim, que foi homenageada postumamente pelo CRF/SE. Cesartina exerceu um importante papel na consolidação da profissão farmacêutica no estado, sendo inclusive a fundadora do Conselho Regional de Farmácia de Sergipe. Para representa-la durante a homenagem, esteve presente a sua sobrinha-neta, Maria Lucia Regis Lima Corrêa, que conta que, para ela, esse é um dia inesquecível. “É uma alegria enorme. Depois de tantos anos do falecimento dela [que foi em 1980], é emocionante ver que o exemplo dela ainda é lembrado. O que ela fez foi frutificado e hoje está sendo reconhecido pelos seus novos colegas farmacêuticos”.

Dia Internacional do Farmacêutico: “Um farmacêutico para chamar de seu”

O dia 25 de setembro é comemorado mundialmente como o Dia do Farmacêutico. Trata-se de uma data instituída pelo Conselho da Federação Internacional Farmacêutica (FIP) e busca valorizar o papel desse profissional nos cuidados com a saúde.

Assim, com esse objetivo, o CRF/SE lança neste ano a campanha “Um farmacêutico para chamar de seu”, que incentiva a população de Sergipe a consultar o profissional farmacêutico. Essa é uma campanha que pretende ser estendida a longo prazo, sempre procurando destacar a importância da Farmácia e visando fortalecer a categoria.

Entre as atividades da campanha, além das homenagens durante a Reunião Plenária, estão o uso de outdoors pela cidade, além de ações online nas redes sociais e site do Conselho.

Para além das homenagens: novidades nas Reuniões Plenárias do CRF/SE

A Plenária de Setembro foi também marcada por outro fato importante: é a segunda vez que o encontro é transmitido ao vivo através da página do Facebook do CRF/SE. A primeira transmissão ocorreu no mês de agosto e essa ação vem conseguindo democratizar o acesso ao conteúdo das Plenárias para aqueles que não podem estar presentes. No total, com as duas transmissões, já foi alcançado de forma virtual um público de mais de 400 pessoas.

É importante lembrar ainda que essa é uma ação de transparência e de democratização da informação realizada pelo CRF/SE, portanto, os vídeos das transmissões permanecem disponíveis na página do Facebook, para quem tiver interesse em assistir posteriormente.

02/10/2018 14:38