CRF/SE e Unit trabalham em prol do fortalecimento do profissional farmacêutico

reuniao-crf-30032021_82e25d1f896421c2504113d4f9ad3.jpg
Marcos Rios se reúne com Grupo Tiradentes

O Conselho Regional de Farmácia de Sergipe (CRF/SE) e a Universidade Tiradentes (Unit) decidiram algumas ações conjuntas em prol do fortalecimento do profissional farmacêutico. A diretoria das duas instituições esteve reunida na tarde de segunda-feira, 29, na sede do CRF/SE, e debateu sobre alguns dos principais desafios da atuação farmacêutica.

O presidente do CRF/ SE, Marcos Rios, recebeu a visita do grupo Tiradentes, nas pessoas do vice-presidente de Relações Institucionais, Saumíneo Nascimento, do gerente da Saúde, Rodolfo Prado da Silva e da coordenadora pedagógica do curso de Farmácia, Cinthia Farmacêutica.

Enfatizando a importância do encontro, Marcos Rios enfatiza que as instituições alinharam aspectos importantes do processo de formação e de fiscalização do farmacêutico. “Esta reunião só confirma o quanto estamos preocupados com a assistência farmacêutica de Sergipe. Reavaliamos o quão o perfil do farmacêutico tem sido influenciado pelo processo de formação e qual o impacto das universidades na assistência farmacêutica”, diz.

O vice-presidente de relações Institucionais, Saumíneo Nascimento, recorda que a Universidade Tiradentes foi a pioneira na oferta da graduação em Farmácia e que por isto o estreitamento de relações entre a UNIT e o CRF/SE sempre existiu. “Esta reunião teve o intuito de fortalecimento do relacionamento institucional. Na visita foi possível dialogarmos sobre os principais desafios do profissional farmacêutico e como superá-los, e quem melhor compreende a dimensão profissional é o CRF/SE, por isso que estamos mantendo referido diálogo”, afirma.

Saumíneo acrescenta que a Universidade vem trabalhando temas importantes na formação do profissional. “Reforçamos que na formação dos nossos alunos existe a ampliação da divulgação e aplicabilidade do Código de Ética farmacêutica; em ações de orientações sobre os demais ramos de atuação do profissional farmacêutico; realização de eventos de atualização da atuação profissional, entre outros”, enumera ele, solicitando apoio do CRF/SE na curricularização da extensão universitária que estarão realizando no curso de farmácia e na inserção dos graduandos nas atividades de estágios.

Marcos Rios ressalta que o ato profissional farmacêutico está fundamentado em três princípios: o conhecimento efetivo do medicamento, o relacionamento com o usuário e com o prescritor do medicamento. “É esperado da prática farmacêutica ou atenção à saúde nas farmácias a integração dessas três matrizes proporcionando novas possibilidades para a profissão. O que pudermos fazer para ajudar, faremos”, enfatiza.

30/03/2021 17:46
Acessibilidade Contraste Mapa do Site Voltar ao Topo