CRF/SE e Sindifarma constatam que nenhum farmacêutico foi vacinado em três hospitais particulares da capital

equipe2_3926bf26cb25f215d137ecf5897f.jpg
Equipes do CRF/SE e do Sindifarma visitaram hospitais nesta quinta-feira, 4

O Conselho Federal de Farmácia de Sergipe (CRF/SE) em parceria com o Sindicato dos Farmacêuticos do Estado de Sergipe (Sindifarma) constatou que dentre os quatro hospitais visitados na tarde da quinta-feira, 4, somente o Hospital de Urgência do Estado de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse) imunizou farmacêuticos do grupo prioritário (urgência e emergência). Esta ação aconteceu após o encaminhamento dos ofícios do CRF/SE ao MP/SE, Sindicatos e hospitais solicitando acompanhamento das vacinações dos profissionais da categoria.

O Conselho, responsável pela fiscalização e proteção da assistência farmacêutica, e a direção do Sindifarma, a quem cabe a garantia dos direitos trabalhistas, visitaram três hospitais particulares e um público, localizados em Aracaju, para saber se o Plano Nacional de Vacinação está atendendo aos farmacêuticos e equipe técnica local.

marco-rios_fd54294669cad60790234f.jpg
Presidente do CRF/SE, Marcos Rios, se preocupa com o número de farmacêuticos vacinados

O presidente do CRF/SE, Marcos Rios, ficou preocupado com os números de profissionais vacinados nas unidades visitadas. “Somente o Huse vacinou 50% dos farmacêuticos que ali trabalham. Mesmo com o número reduzido de vacinas que chegou no Estado, não justifica que os demais hospitais não tenham vacinados os profissionais farmacêuticos da linha de frente contra a Covid-19, ou os que trabalham na urgência e emergência”, ressalta.

quennia_668431641c792e07412fdb0afbe10d.jpg
A representante do Sindifarma/SE, Quênnia Resende, informa que oficiará os hospitais

Diante do que foi confirmado após a ida às unidades, a tesoureira do Sindifarma, Quênnia Resende, informou que o Sindicato irá oficializar os hospitais públicos e privados solicitando informações do Plano de Vacinação de cada unidade. “Precisamos da relação dos farmacêuticos e da equipe técnica que foram vacinados e os que ainda não receberam a dose. Em posse destes números, iremos avaliar a melhor medida para buscar reverter este quadro que encontramos em prol dos farmacêuticos que estão na linha de frente desde o início da pandemia”, explica.

marcele_9915f5e96fe9d79ab2d8fe.jpg
A farmacêutica fiscal Marcele Magalhães ressalta a importância de toda equipe técnica estar vacinada nesta primeira fase

Os farmacêuticos fiscais do CRF/SE, Marcele Magalhães e Antônio Vital, também estiveram presentes nas visitas técnicas às unidades. “Após denúncias sobre a não vacinação de profissionais que deveriam estar na primeira fase da vacinação, visitamos nesta tarde alguns hospitais. Conversamos com os farmacêuticos para saber se estavam sendo contemplados com o Plano de Vacinação e percebemos que somente o hospital público teve uma média de 50% dos profissionais foram imunizados”, diz Marcele, ressaltando a importância de toda equipe técnica da área também estar imunizada nos hospitais.

05/02/2021 11:43