Atendimentos no CRF/SE crescem em 162% de 2019 para 2020

secretaria-3_b12b7d1ff32dd0609090.jpg
Com a pandemia, recepção do CRF/SE está funcionando apenas com agendamento prévio

O Conselho Regional de Farmacêuticos de Sergipe (CRF/SE) ampliou em 162% seus atendimentos em 2020. De acordo com sistema Sagicon, que coleta os dados mês a mês, no ano de 2019 foram contabilizados 2073 atendimentos e em 2020 a resposta às demandas neste setor ampliou para 5446.

A secretária-geral do CRF/SE, Elisdete Santos, informa que o motivo do atendimento ter mais do que duplicado de um ano para outro foi a facilidade que as farmácias, principalmente do interior do Estado, encontraram na disponibilidade online de muitos serviços. “Por um período da pandemia o atendimento só podia ser feito pelo ‘CRF/SE Em Casa’ e os profissionais precisaram se adaptar. Este sistema online facilitou todos os atendimentos burocráticos, no qual o farmacêutico não precisa se deslocar até a sede, muitas resoluções podem ser feitas pelo computador ou pelo celular, e isso facilita muito os serviços oferecidos pelo Conselho”, diz.

whatsapp-image-2021-01-11-at-22-06-46_60d9c87002155badb1233d0e.jpeg
Secretária-geral Elisdete Santos explica mudanças necessárias  no setor durante a pandemia

O ‘CRF/SE Em Casa’, que já existia antes mesmo da pandemia, sofreu implementação de novos serviços para que o farmacêutico pudesse resolver o máximo de demandas possíveis sem precisar se deslocar até a sede do Conselho. “Nem tudo é possível solucionar pelo ‘CRF/SE Em Casa’, mas diversos serviços são contemplados pelo sistema, como por exemplo a emissão de boletos para pagamento, envio dos documentos para fazer carteira, abrir firma, emissão de Certidão de Regularidade Técnica, e até as questões relacionadas à Responsabilidade Técnica. Tudo isso em termos estruturais foi uma grande vantagem”, enumera a diretora.

Durante alguns meses da pandemia, o setor de atendimento atendeu exclusivamente pelo ‘CRF/SE Em Casa’ ou por e-mail e mesmo assim os números foram crescentes com pico nos meses de março e outubro de 2020.

secretaria_c52f4fa84a66e8483edf8e1.jpg
A assessora Natally Lima fala da segurança do serviço online

A recepcionista, Natally Lima, lembra que o CRF/SE lida diariamente com um alto volume de solicitações e trâmites que envolvem o atendimento aos seus usuários e o sistema online facilitou a resolutividade de muitas demandas. “O ‘CRF/SE Em Casa’ é uma plataforma rápida, segura e gratuita. Em tempos de pandemia a disponibilidade dos serviços online oferece mais segurança, uma vez que é possível acessar diversos tipos de serviços diretamente de um computador, além de garantir maior agilidade no procedimento”, informa.

Ela lembra que antes da pandemia o atendimento era 90% presencial e 10% pela web, mas com as adaptações esta realidade alterou completamente. “Com os decretos governamentais, o trabalho presencial do setor voltou em outubro, mas para atender às medidas sanitárias eles estão sendo feitos após agendamento”, explica.

Este foi o caso do farmacêutico Heráclito Menezes, que esteve na sede do Conselho para dar entrada na inscrição do Registro Profissional. “Eu fiz agendamento pelo telefone, fui recebido e atendido na hora marcada pela recepcionista. Esta é a segunda vez que venho ao CRF/SE, na primeira eu era estudante e vim a um Fórum Estadual de Educação”, conta.

secretaria-2_18cff86a392221d072994181a523.jpg
O farmacêutico Heráclito Menezes confirma que o atendimento foi eficiente e pontual

Confira os serviços online disponibilizados pelo ‘CRF Em Casa’:

- Inscrição de farmacêutico
- Inscrição de técnico em análises clínicas
- Solicitação de responsabilidade, assistência técnica ou substituto/folguista - estabelecimento comercial
- Solicitação de responsabilidade, assistência técnica ou substituto/folguista - estabelecimento público
- Alteração de horário de assistência técnica - estabelecimento comercial
- Alteração de horário de assistência técnica - estabelecimento público
- Baixa de Responsabilidade Técnica (RT)
- Defesa de auto de infração
- Comunicado de ausência
- Justificativa de ausência
- Renovação da certidão de regularidade técnica
- Alterações cadastrais de estabelecimentos (razão social, nome fantasia e/ou endereço, etc)

Serviços presenciais com agendamento:
- Inscrição por transferência do CRF de origem para o CRF/SE
- Alteração inscrição provisória para definitiva
- 2ª via da cédula de identidade profissional de farmacêutico
- 2ª via da carteira de identidade profissional de farmacêutico
- Averbação de habilitação - presencial averbação de nome
- Transferência para outro conselho regional
- Cancelamento de inscrição profissional
- Registro de estabelecimento + solicitação de RT - estabelecimento comercial
- Registro de estabelecimento + solicitação de RT - estabelecimento público
- Baixa de registro do estabelecimento
- Recurso ao CFF

Como agendar
Caso o atendimento presencial seja necessário é obrigatório realizar o agendamento através dos telefones: (79) 3025-1650/ (79) 3211-9985/ (79) 3211-8577/ (79) 3214-5297.

03/02/2021 14:00