CRF/SE pede ao MP e aos hospitais para acompanhar a campanha de vacinação da categoria

vacina-coronavirus-730x425_3f5c560b9efb5d203dae47.jpg
Foto: SES

O Conselho Regional de Farmácia de Sergipe (CRF/SE) oficiou o Ministério Público (MP/SE), os hospitais públicos e privados do Estado solicitando acompanhamento das vacinações dos profissionais da categoria.  E também notificou o Sindicato dos Farmacêuticos de Sergipe (Sindifarma) e Sindicato de Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos no Estado de Sergipe (Sicofase) solicitando apoio nesta operacionalização.  As documentações datadas da última terça-feira, 25, fazem parte das ações do Conselho para que a categoria faça parte do grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19.

O Conselho já havia oficiado os governos do Estado e do município de Aracaju solicitando que os farmacêuticos sejam vacinados na primeira fase de imunização. Assim como, apoiam o manifesto do Conselho Federal de Farmácia (CFF) e da Sociedade Brasileira de Farmacêuticos e Farmácias Comunitárias (SBFFC) às autoridades de saúde e gestores públicos reivindicam que seja assegurado este direito pelos gestores públicos.

O pedido pela proximidade da operacionalização da campanha de imunização dos farmacêuticos e técnicos de análises clínicas contra a Covid-19 foi motivado pelo número restrito de vacinas e, pelas denúncias divulgadas na imprensa de desrespeito às regras para a imunização do grupo prioritário.

No documento, o Conselho ressalta que a categoria faz parte do grupo de profissionais da saúde que atuam na linha de frente no combate à doença. “Os farmacêuticos sempre tiveram o contato durante o atendimento cliente/paciente, seja na área privada ou na pública. São profissionais da saúde de extrema importância no combate a Covid-19”, diz o presidente do CRF/SE, Marcos Rios.

Atualmente são 1.546 profissionais registrados no CRF/SE que também atuam no segmento Público (Serviço Público de Saúde) e no setor privado (Assistência Farmacêutica, Serviços de Assistência à Saúde, Laboratórios de Análises Clínicas, Hospitais, Clínicas, etc.). E aproximadamente 1.363 farmácias e drogarias no Estado. “Além dos farmacêuticos, a imunização dos demais profissionais que laboram em drogarias e farmácias do Estado de Sergipe representa um controle da possível disseminação de grande escala, já que o número de pessoas que frequentam diariamente estes estabelecimentos é muito alto”, explica o presidente.

Vacinação em Sergipe

Até esta quarta-feira, 27, a Secretaria de Saúde de Sergipe distribuiu 23.533 doses da CoronaVac. Destas, os municípios já aplicaram 15.376, o que corresponde a 65,3% das doses enviadas.

O Plano de Vacinação foi dividido em quatro fases. A primeira fase do planejamento abarca os trabalhadores da saúde e os idosos institucionalizados (que estão em casas de longa permanência) e será feito por etapas. Enquanto a vacinação para os idosos seguirá o mesmo padrão. Na primeira etapa estão sendo vacinados os profissionais que atuam em UTIs e em Urgências.

Já a vacinação dos idosos começou pelos mais velhos. Na primeira fase, os idosos com mais de 80 anos; depois idosos de 75 a 79 e, em seguida, de 70 a 74 anos.

Confira aqui o conteúdo dos ofícios.

28/01/2021 09:27