Presidente do CRF se reúne com secretário executivo do Cosems e discute ação conjunta voltada para assistência farmacêutica no Estado

O presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Sergipe (CRF/SE), Marcos Cardoso Rios, se reuniu nessa quarta-feira, à tarde, com o secretário executivo do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde do Estado de Sergipe (COSEMS), Salviano Augusto de Almeida Mariz, para discutir uma ação conjunta para sensibilizar os gestores públicos quanto a assistência farmacêutica no Estado. Também participaram do encontro, a conselheira federal de Farmácia por Sergipe, Maria de Fátima Cardoso Aragão, e o presidente da Comissão de Farmácia Pública do CRF/SE, Daniel Andrade.

De acordo com o presidente do CRF/SE, Marcos Rios, o encontro com o secretário executivo do COSEMS foi bastante proveitoso. “Apresentamos a ele a Carta Aberta com recomendação para otimização dos recursos em saúde e ficamos muito satisfeito com a receptividade da proposta”, enfatizou.

Segundo ele, a Carta Aberta orienta, entre outras coisas, os gestores municipais sobre os problemas relacionados ao uso e à gestão inadequada dos medicamentos, bem como a possibilidade de captação de recursos através dos serviços farmacêuticos “Em uma época em que quase 100% dos municípios estão inviabilizados com a Saúde, além de otimizar, o farmacêutico pode trazer dinheiro novo”, pontuou.

Valorização

O presidente também destacou que a Carta traz uma preocupação com a valorização do profissional farmacêutico. “Apesar de todas as vantagens que o farmacêutico pode representar para a gestão municipal e saúde coletiva, lamentamos que o farmacêutico não venha recebendo a atenção que merece, ora percebido apenas como entregador de caixinhas ou contratado apenas por imposição legal. A falta de valorização do farmacêutico é um fator presente nos municípios do nosso Estado”, diz a Carta.

O secretário do COSEMS, Salviano Mariz, disse que foi convidado para participar da reunião e ser mediador de uma proposta do CRF/SE para levar aos gestores municipais e prefeitos a situação da contratação, salários e até mesmo das atividades reais do farmacêutico. “Comprometi-me em fazer essa ponte, em divulgar essa ação do Conselho e vou distribuir essa Carta pessoalmente na Assembleia do Conselho que acontecerá nesta sexta-feira, 23”, afirmou.

Mariz disse ainda que se comprometeu com a Diretoria da CRF/SE para que no início de 2021, provavelmente no mês de fevereiro, seja possível incluir na programação do acolhimento aos novos gestores à capacitação que o Conselho Regional de Farmácia fará em conjunto com o Conselho Federal de Farmácia. “Também me comprometi em trazer o Ministério da Saúde e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) para junto com o CRF/SE fazer um grande evento de qualificação dos gestores farmacêuticos do Sistema Único de Saúde (SUS)”, revelou.

Parceria frutífera

Conforme o secretário executivo do COSEMS, a proposta do CRF/SE é superinteressante e só fez agregar aos objetivos do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde do Estado de Sergipe. “Esse ano, por causa da pandemia, a gente suspendeu um seminário onde o nosso coordenador nacional do CONASEMS estava vindo para cá a fim de fazer uma capacitação com o objetivo de qualificar o farmacêutico para que ele pudesse dentro das suas atribuições no município, sensibilizar prefeitos e secretários sobre a importância das ações dele. Essa parceria com o CRF/SE vai ser muito frutífera e só vem a agregar a nossa proposta”, ressaltou.

O presidente da Comissão de Saúde Publica do CRF/SE, Daniel Andrade, afirmou que o principal fruto que o Conselho Regional de Farmácia irá colher da reunião é o de fechar o elo com o COSEMS, que é um Conselho de gestores e está na ponta do processo. “A gente tem que começar a inserir o farmacêutico diretamente com esses secretários. Sabemos que existem alguns municípios que já cumprem a questão da legislação e já tem uma assistência farmacêutica avançada, mas na outra ponta do processo temos municípios que não têm um farmacêutico disponível”, disse.

Ele acrescentou ainda que o município recebe recursos que devem ser otimizados, trazendo benefícios de alguma maneira para a população. “Acho que o grande fruto que a gente tenta colher dessa iniciativa é que a população seja de fato beneficiada com esse processo”, disse.

Benefícios

A conselheira federal de Farmácia por Sergipe, Fátima Aragão, classificou a proposta entregue pelo CRF/SE como imprescindível. “Obedecendo à hierarquia e falando com o representante do COSEMS, Salviano Mariz, a gente conseguiu se comunicar em prol da categoria farmacêutica, trazendo melhoria para os farmacêuticos do SUS. Os benefícios envolvem desde a questão de salários, da remuneração, como também da qualificação dos farmacêuticos para serem gestores das farmácias do SUS”, ressaltou.

Segundo a conselheira, o objetivo da proposta do CRF/SE é aprimorar os serviços com foco principal na farmacoeconomia, de maneira que os gestores entendam o papel do farmacêutico. “Os farmacêuticos serão treinados para otimizar os recursos que vão para cada município na questão das aquisições dos medicamentos porque o que a gente vê na prática é que há um desperdício, o desvio e o mau uso das verbas. O papel tanto do Conselho Federal como do Conselho Regional de Farmácia é conscientizar os gestores através dessa Carta Aberta de que os farmacêuticos estão sendo subutilizados e que eles podem oferecer melhores serviços não só em relação a assistência farmacêutica em si como também enquanto gestor, ajudando a cada secretário da Saúde e ao próprio prefeito na questão financeira”, enfatizou.

23/10/2020 13:01